quarta-feira, 25 de abril de 2012

50º ENCONTRO DE COLECIONADORES DE VINIL



São Paulo está em festa. E põe festa nisso. Acontece o 50º Encontro de colecionadores de vinil, cd e vídeo. Evento que reúne não só amantes do vinil, mas também pessoas que apreciam o som do vinil, pessoas que sabem que a qualidade estão nos compactos, Lps e não nos CDs (a não ser que seja devidamente remasterizado, claro).
Quando digo motivo de festa é motivo de festa mesmo. A comunidade do Orkut, a “MC & JG” completa cinco anos bem vividos de existência. O espaço existe desde 1º de maio de 2007, a missão é a troca, o compartilhamento de arquivos de áudio, vídeo, impresso entre os membros da comunidade. A comunidade é uma grande casa com uma grande família, hoje em dia enquanto todo mundo está meio vislumbrado com o facebook, é lá no Orkut que a coisa literalmente pega fogo. Lá na MC & JG é possível encontrar aquele comercial que você não vê desde criança, você encontra discos, compactos raros, memorabília, impressos, revistas, cultura, informação, troca de conhecimento e o principal, amigos.
Como fui parar lá?
Eu estava atrás de um disco específico do Roberto Carlos em italiano, coisa que eu não achava em lugar nenhum. Um dia joguei na pesquisa interna do Orkut e filtrei por tópicos. Um dos links me direcionava para a MC & JG. Entrei lá e fui ao tópico para o qual eu fora direcionado. Mas ao dar uma olhada em todos os tópicos, meu espanto foi enorme. Lá existia praticamente tudo. Acabei adquirindo o hábito de fazer a MC & JG o primeiro lugar de acesso todo santo dia. Lá conheci amigos fantásticos. RStone, o grande amigo, fonte inesgotável de cultura, conhecimento, sabedoria, textos maravilhosos, poxa, é quase impossível descrevê-lo em palavras. Os grandes amigos Recruta Zero, Wilton, Jorge, Carlos Alberto, Célio Roberto, Marco Grace Imperial, Badfinger II, Renato, Kim, Tom Andrade, Paul, tantos e tantos, abraços calorosos a todos... Lá é possível encontrar de Frank Sinatra a Chico Anysio, Música Clássica, Músicas Italianas, Bartô Galeno, tudo, simplesmente tudo.
O blog do Baratta estará na festa de 5 anos da MC & JG com louvor.
O amigo e colaborador Arnaldo Cruz compôs um tema instrumental para comemorar os cinco anos da comunidade, o amigo RStone fez o vídeo que vocês verão a seguir. Na sequência um vídeo (que já foi postado aqui uma vez inclusive) falando um pouco mais da feira que já é uma tradição paulista.
Agenda
Feira de Vinil (50º encontro de colecionadores)

Data: 1º de maio de 2012, das 10hs às 17hs.

Local: Av. Paulista, 1499 (em frente ao MASP)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Virada Cultural 2012


Nos próximos dias 05 e 06 de maio de 2012 acontece a oitava edição da Virada Cultural em São Paulo. Um evento que já virou tradição. A cada ano vem conquistando cada vez mais público. Praticamente a cidade de São Paulo pára das 18h00 do sábado até umas 20h00 do domingo. É um evento para todas as tribos, para todos os gostos.
As atrações acontecem nos principais pontos da cidade de São Paulo como a Avenida São João, Largo do Arouche, Praça da República, Praça da Sé, a Ladeira da Memória e mais algumas pistas que viram verdadeiras pistas de som eletrônico a céu aberto, cinemas, Sescs, CEUs, praticamente para onde se imagina ir, tem uma manifestação artística acontecendo.
Este ano de 2012 terá entre outros Os Mutantes na Avenida São João, altura do número 1100, as 02h00 de sábado para domingo, Arnaldo Baptista no Teatro Municipal no sábado as 18h00, o grande Guilherme Arantes no Largo do Arouche as 18h00 também no sábado, Dalto em seguida as 20h00, Tom Cavalcanti no palco do Stand Up na Praça da Sé as 18h00, a banda Golpe de Estado as 04h00 de sábado para domingo no Paissandú no palco Baratos Afins onde também tocarão Os Jordans entre outros. Para quem curte cinema, estarão em exibição os três filmes do rei Roberto Carlos na Cinemateca, sarau de poesia, no Bulevar São João terá o especial 30 anos sem Elis. Além de tudo isso, mágica, infantil, teatro, exposição de carros antigos na Estação da Luz, no shopping Light, atacam Deep Purple, AC/DC e Kiss cover, resumindo, é muita coisa maravilhosa acontecendo ao mesmo tempo. Dá vontade de ver e assistir a tudo. Trace o seu roteiro, chame os amigos. É cultural, imperdível, a não ser que você prefira ficar em casa no sábado a noite pra assistir novela.
Confira toda a programação no site http://www.viradacultural.org/programacao

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Hômi tá vindo Floripa

Quem quiser doar ingresso e passagem, pode ser só de ida, estou aceitando...

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Blog Octaner


Blog do Octaner
Quando se fala de música, muita gente ainda pensa no bom e velho rádio. Algumas estações, sempre cortam um pedaço ou outro da música para ganhar tempo. Hoje, acabam virando até versões que os fãs de bandas ou cantores e cantoras sonham em ter.
Quando se fala em THE BEATLES, tudo é complicado. Existem as gravações oficiais, existem as gravações para a rádio BBC, que oficialmente a EMI lançou apenas um cd duplo, enquanto o selo Purple Chick lançou dez CDs, fora isso coisas que não saíram no Anthology, verdadeiras raridades... Como obter ou ter conhecimento de tudo isso? Sem  o auxílio da internet, só existem dois jeitos: ou paga-se o olho da cara por um cd ou vinil, ou grava numa fita, ou baixa-se da internet.
Em matéria de blog se existe um blog que divulga a carreira dos Beatles, divulga o material que não foi lançado oficialmente, esse blog é o Octaner. Lá por volta de 2007 eu acabei caindo lá, as páginas de busca sempre te direcionam para um blog que contenha o que o internauta quer. No meu caso eu queria um disco, claro, sempre. Exatamente qual eu não irei lembrar agora. Mas basta dizer que o Octaner leva o negócio muito a sério. Foi através do Octaner que eu fiquei conhecendo o selo Purple Chick e todas as maravilhas e preciosidades lançadas. Futuramente eu falarei aqui um pouco sobre Beatles, antigamente falava-se discos pirata, ou Bootleg, ou não oficial... tanto faz. Por exemplo, a coleção A/B Road com seus 80 e tantos CDs, que mostra minuto a minuto de todo o projeto Let it Be, tudo o que foi gravado, até os passos, conversas... Bem superior as coleções Get Back Journals, até a Thirty Days… A série Deluxe também reúne tudo o que foi ensaiado antes das gravações dos discos... os takes perdidos. Não apenas da Purple Chick, mas lançamentos dos mais diversos, compõem o blog mais magnífico de Beatles que eu já vi. Fora isso, cd room, tudo o que o fã de Beatles quer, procura e necessita. Porém quando se fala em material não oficial, pode comprometer a qualidade. MAS NÃO NO OCTANER. Tudo o que é postado no Octaner, tem uma qualidade superior a de material oficial. Até os discos mono, é som de cd. O blog do Baratta, segue, acompanha, vê todo dia o Blog do Octaner. Longa vida ao Blog http://octaner.blogspot.com.br/

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Postando e enbostando.
,Essa eu ponho no blog.
Hoje em dia pessoal posta de tudo que é lugar coisas do tipo: Ó que trânsito, ó ônibus lento...
pessoas já não olham por onde passam porque andam olhando pro celular, se chegou mensagem, digitando uma resposta, reflexo dos novos tempos? Talvez sim. Dor de cotovelo porque eu não tenho tais aparelhos? Definitivamente não. É apenas uma análise de onde a coisa pode parar. Daqui a pouco estarão postando coisas do tipo: Estou no banheiro, sem a possibilidade de levantar e acabou o papel. Alguém teria a bondade de trazer me? Tecnologia já está assustando...

terça-feira, 3 de abril de 2012

Smash - Universal Channel


Há muito tempo eu não corria para a TV para assistir um determinado programa. Fiquei sabendo da existência, ou melhor, da estréia de Smash através de uma grande e amada amiga. Anotei no bloco que sempre tenho a mão aqui e comecei minha peregrinação atrás de informações.
Smash é uma série, que muitos chamam de (enlatado americano), como “Fresh Prince of Belair”, no Brasil “Um Maluco no Pedaço” com Will Smith, “Two and a Half Men”, no Brasil  “Dois Homens e Meio”, etc. Smash explora os bastidores dos espetáculos da Broadway, o centro mundial dos especiais musicais dos EUA. Porque do meu interesse em musicais? Ano passado vi o Mamma Mia, espetáculo baseado nas canções do grupo Abba. Mesmo com todas as canções versionadas para o Português, o espetáculo foi uma das coisas mais completas que eu já vi.
O primeiro episódio foi ao ar na última quarta-feira dia 28 de março de 2012 as 23h00min horas com horário alternativo, ou como diria na minha época (reprise) na madrugada de Quarta para quinta feira à 01:00 da manhã. A série mostra dois compositores bolando um musical sobre Marilyn Monroe. Á primeira vista a palavra todo mundo fala um NÃO bem sonoro, pois musicais sobre Marilyn tinham sido um fracasso. O assistente de um dos compositores tinha dado a ideia. 

 Cartaz da série na Exposição Quero ser Marilyn Monroe na Cinemateca.

Outra característica interessante é a conexão com o tempo de hoje. É uma série atual, de uma época em que a canção recém-composta vaza na internet, no dia seguinte praticamente. O pessoal acessa o vídeo de seu notebook já no aconchego da cama, acompanham blogs de crítica de teatro, tudo em tempo real.
Entendendo Smash
A série mostra quase todo o processo de criação do musical, em especial, os compositores, o produtor, o diretor, o coreógrafo, dançarinos e no meio de tudo isso suas vidas fora do trabalho. Em casa com marido, filhos, pais, irmãos, etc. O produtor Craig Zadan explica em um vídeo na página do programa, que a série é diferente do que se vê hoje em dia: A série do médico que vai ao hospital, ou advogado que vai para seu escritório.
Do ponto de vista musical, a série não mostra a parte em que se compõe a música, a relação entre letra e história, apenas na tradução ou em alguns momentos onde se fala parte da biografia de Marilyn, o público poderá entender a relação entre letra de música e fatos reais. Seria o estágio da transpiração, achar as palavras certas. Composição de fato, não mostra. Músicos, também não, pois onde se toca a música ela já está gravada, com todas as orquestrações, ou se for ao vivo apenas mostra uma pianista. Talvez por serem detalhes que não interessam tanto ao público final, o público alvo. Que parece ser o mesmo público do seriado Glee. A música chega do nada, não mostra arranjos, banda, nem nada.
A temática parece ser mais o estilão “Nunca desista do seu sonho”, seja você uma garçonete do outro lado da cidade ou uma garota já no meio musical.
No geral a série é muito boa, vale a pena assistir. 
Mais informações nos sites da série