segunda-feira, 24 de junho de 2013

Beatles For Sale - 1964



Hoje vou falar de um disco que gosto muito. Já comentei aqui alguns discos como o do KISS “Creatures of the Night”, o do Elton John “Caribou”, Elvis Presley “Today”, Julio Iglesias “1100 Bel Air Place” somente por enquanto, ainda quero comentar mais discos. Bom, no que posso dizer de algumas postagens sobre discos dos Beatles, algumas eu vinha escrevendo aqui no computador para um projeto que seria um blog só sobre Beatles em parceria com os dois amigos, leitores e praticamente sócios aqui do blog. Como ficaria meio impossível administrar mais um blog, acabei ficando com os textos meus aqui.

Beatles For Sale

Ficha Técnica
Gravado entre 11 de agosto e 04 de novembro de 1964.
Lançamento: 04 de dezembro de 1964 (Reino Unido) pela Parlophone
                      15 de dezembro de 1964 é lançado o Beatles 65 pela Capitol nos EUA.
Fotos: Robert Freeman
Texto de Derek Taylor


É o quarto álbum de estúdio dos Beatles. Foi gravado do dia 11 de agosto até dia 04 de novembro quando foi finalizado a sua mixagem. As gravações aconteceram em meio a compromissos, shows, apresentações em TV, prova de volante (Ringo estava tirando carta de motorista nessa época), os 25 dias da primeira tour pelos EUA, ou seja, começaram a gravar no dia 11 e no dia 16 já estavam on the Road, ou melhor, on the air, rumo aos Estados Unidos. Com a agenda cheia, indo seguidas vezes ao estúdio, não é a toa que na capa eles estão mais sérios, ou como um amigo disse semana passada no Facebook (Beatles cansado),  ao contrário do habitual sorriso das capas do Please Please Me e da capa descontraída do A Hard Day´s Night. Aliás, não querendo colocar mais lenha na fogueira Beatles X Stones, não há o que negar que a capa do Between The Butons de 1967 dos Stones lembra um pouco a capa do For Sale.
O planeta Terra ainda não tinha se recomposto direito do mega sucesso de filme e trilha sonora do A Hard Day´s Night e os fãs já foram mais uma vez presenteados com essa obra prima de disco. Vibrante, empolgante, layout de capa de álbum, até então só tinham trabalhado com layout de capa simples, texto de Derek Taylor, fotos, ficha técnica, quem produziu, claro, George Martin, em cada faixa contém informações de quem canta, quem aparece ocasionalmente, isso sim é um DISCO de sucesso.
Antigos covers que eles costumavam tocar no Cavern e em Hamburgo. Ou seja, eles tinham voltado a primeira fórmula de fazer alguns covers. O disco sairia a tempo de pegar o mercado do natal. Das sessões de gravação ainda fizeram parte I Feel Fine, a qual no take 6 foi gravada só instrumental, She´s a Woman, as duas últimas lançadas em compacto/single e a canção Leave My Kitten Alone que só sairia oficialmente no Anthology.


A relação de faixas abaixo é transcrita do LP original. Note como há o cuidado nas informações de qual integrante canta cada música.

Lado A

1.    No Reply (Lennon – McCartney)
Voz dobrada de John e ocasionalmente Paul. George faz côro com os dois.
2.    I´m a Loser (Lennon – McCartney)
Inicialmente John e pequenas passagens de John e Paul.
3.    Baby´s in Black (Lennon – McCartney)
John e Paul
4.    Rock n Roll Music (Berry)
John
5.    I´ll Follow The Sun (Lennon – McCartney)
Paul, voz dobrada em alguns trechos.
6.    Mr. Moonlight (Johnson)
John
7.    Kansas City (Leiber – Stoller)
Paul

Lado B

1.    Eight Day´s a Week (Lennon – McCartney)
John e Paul. George aparece ocasionalmente.
2.    Words of Love (Holly)
John e Paul
3.    Honey Don´t  (Perkins)
Ringo canta
4.    Every Little Thing (Lennon – McCartney)
John e Paul.
5.    I Don´t Want To Spoil The Party (Lennon – McCartney)
John e Paul
6.    What You´re Doing (Lennon – McCartney)
Paul
7.    Everybody´s Trying To Be My Baby (Perkins)
George canta.

No Reply (Lennon – McCartney)
Fortíssima canção que abre o segundo disco de 1964. Os violões Gibson, o piano, tudo está em perfeita sincronia. A voz dobrada seria a técnica chamada overdub, onde John canta consigo mesmo, fantástica canção que poderia ser um single também.

I´m a Loser (Lennon – McCartney)
John já dá indicios que brevemente intensificaria em escrever temas pessoais. Nesta já nota uma certa influencia Dylanesca. A harmônica tocada por John apareceria a partir do take 5

Baby´s in Black (Lennon – McCartney)
A introdução desta canção é feita por uma nota na guitarra mais parecida com a técnica trêmolo. Mais ou menos como havia sido em I Wanna Be Your Man. Importante dizer, que os Beatles contantemente inovavam em seus trabalhos, independentemente de ser uma canção própria ou cover. O estilo dessa música é um pouco semelhante a uma valsa. No show do Shea Stadium na hora do solo, se vê claramente Paul com seu baixo Hofner simulando uma dança com John.

Rock n Roll Music (Berry)
O grande Chuck Berry é revisitado nessa versão empolgante dos Beatles com vocal estremecedor de John. Aliás, os dois tocaram juntos no programa Mike Douglas em 1972. A sua última visita ao Brasil foi em 2009. O bom e velho Chuck está hoje com 86 anos. É autor de várias canções entre elas Maybellene, Memphis Tennesse, Roll Over Beethoven (gravada pelos Beatles no disco With The Beatles).

I´ll Follow The Sun (Lennon – McCartney)
Música de Paul, mas creditada a dupla Lennon – McCartney. Após a primeira visita aos EUA, Ringo falou sobre o sol, como se eles só tivessem conhecido o sol em Miami.

Mr. Moonlight (Johnson)
A única coisa escrita que achei sobre o Roy Lee Johnson está no Wikipédia. Nasceu em 31 de dezembro de 1938 em Georgia. Seu sucesso veio após esta gravação dos Beatles. Gravou alguns singles entre 1970 e 1980. When a Guitar Plays the Blues, é um disco de 2003. Facilmente achado por aí.
Lennon berra o título da música a plenos pulmões, o primeiro take dela ficaria conhecido apenas no Anthology ou através de discos piratas. O ritmo da música passa a sensação de música havaiana, com direito a vista panorâmica, coqueiros de suculentas nativas dançando hula hula. O solo seria de guitarra, mas no caso da versão oficial do disco o solo foi executado com um órgão no estilão Jovem Guarda, estilo Wanderley (tecladista de Roberto Carlos).

Kansas City (Leiber – Stoller)
Esta é apenas uma das pérolas da dupla dinâmica do rock mundial. Jerry Leiber e Mike Stoller, a dupla de compositores americanos responsáveis pelas músicas que muitos artistas e bandas gravaram. Responsáveis pelos grandes rocks da História como Hound Dog, Jailhouse Rock, pérolas gravadas por Elvis Presley, Stand By Me, Young Blood (que saiu no disco The Beatles Live at BBC), On Broadway gravada por George Benson Jerry Leiber faleceu em 22 de agosto de 2011, Mike Stoller está por aí. Os vocais aqui ficam por conta de Paul McCartney. Na realidade Hey Hey Hey Hey é uma outra canção de Little Richard, portanto a versão do disco é a junção de duas.
No meu disco pelo menos, na capa interna há um erro de grafia onde o nome de Leiber vem escrito como Liebe.

Eight Day´s a Week (Lennon – McCartney)
O lado B abre com a poderosíssima Eight Day´s a Week. Embora já existisse em discos piratas, as versões apresentadas no Anthology mostra o poder dos Beatles em montar a música, introdução, solo e tudo mais. Na realidade em discos piratas, quando se escuta o operador falar Take 1 e a banda já sai tocando, na verdade significa que a música foi ensaiada, pelo menos para a banda conhecer. 



Words of Love (Holly)
Buddy Holly é um herói, um mártir do rock n roll. Charles Hardin Holley teve sua carreira e futuro promissor interrompidos pelo acidente de avião, o qual também tinha como passageiro o Richie Valens. Isso também aconteceu com os Mamonas Assassinas em 1995. Mas a tragédia com Holly inspirou uma canção de Don McLean, American Pie, entre seus versos está “o dia que a música morreu”. Paul comprou o catálogo da editora que detém a obra do cantor. Words of Love tem o recurso das palmas, o solo de guitarra está impecável.

Honey Don´t  (Perkins)
Mais um hit maker, o verdadeiro compostitor de Blue Suede Shoes, sucesso de Elvis Presley. Aqui Ringo é o vocalista. A canção é a última canção gravada com Ringo nos vocais com participação especial de suas amígdalas. Ele tinha sido internado em junho e foi substituído por Jimmy Nicol, o homem que teve por 12 dias o (mundo aos seus pés). Ringo foi operado no dia 02 de dezembro e o disco foi lançado no dia 04 de dezembro. Os cinco takes foram gravados no dia 26 de outubro.

Every Little Thing (Lennon – McCartney)
Uma canção da dupla Lennon e McCartney que foge um pouco da levada estilo She Loves You, I Wanna Hold Your Hand, A Hard Day´s Night que os Beatles estavam acostumados. Nota se nesse disco uma mudança, que seria comprovada dois discos mais tarde, no Rubber Soul.

I Don´t Want To Spoil The Party (Lennon – McCartney)
Um country na carreira dos Beatles. Ringo é um grande amante do country. Assim como Paul é vidrado em músicas dos anos 20. George não tinha pegado a febre da Índia e John era rock n roll, mas essa música é de John.

What You´re Doing (Lennon – McCartney)
O primeiro take da canção nos dá uma ideia de como a música era ensaiada para depois ser lapidada ali, no estúdio. Note que mesmo tendo consquistado o mercado norte americano, alavancar as vendas da EMI, eles ainda gravavam na Parlophone, um selo que era o selo dos “literalmente discos de piada”, igual como os do Ary Toledo entre outros. Será que pertencer a um selo melhor, podiam usar e abusar do tempo de estúdio que bem entendessem? Fica a pergunta. Pois, se pensarmos mais adiante, Abbey Road foi o berço deles. A evolução do Please Please Me até For Sale já é sentida. Tente o seguinte, apresente algumas faixas do Please Please Me e algumas do For Sale a (embora eu ache que não exista) alguma pessoa que nunca ouviu Beatles.

Everybody´s Trying To Be My Baby (Perkins)
George é o vocalista nessa segunda canção de Carl Perkins do disco. As apresentações dessa canção ao vivo realmente eletrizava o público. George é o herói que canta e faz os solos encorpando a música. E a cada apresentação dela, George se soltava cada vez mais.

Considerações Finais
O For Sale é diferente dos três primeiros discos que os Beatles já haviam feito. A transição do rock mais agitado para canções como I´ll Follow The Sun, Eight Days A Week, canção quase na mesma linha de Things We Said Today, uma levada mais leve porém com a mensagem de sempre, refletem a transição da banda que usaria de todo seu tempo precioso em Abbey Road para lapidar as músicas, pensarem em arranjos, eles estavam mudando e o mundo nem sonhava com isso. Pegando emprestado uma suposta frase de Lennon no filme “Two of Us”: O mundo ainda estava cantarolando A Hard Day´s Night. A Beatlemania estava consolidada, mas os voos daqui pra frente seriam cada vez mais altos.

“John Lennon: Para onde vamos rapazes?
Paul, Ringo e George: Para o topo Johnny!!!
John Lennon: E onde fica isso?
Paul, Ringo e George: Encimíssima de tudíssimo.”
Diálogo retirado do filme Imagine de 1988. 


domingo, 16 de junho de 2013

Pato Fu - SESC Itaquera - maio de 2013



No dia 04 de dezembro de 2010 eu caminhava para a inauguração do SESC Belenzinho. A tão aguardada inauguração do antigo espaço da antiga fábrica de tecidos Santista. Mas o meu destino mesmo era o show da banda mineira Pato Fu, o show do disco Música de Brinquedo. Muitas pessoas tentando entrar, gente fazendo fila nas escadas para garantir um lugar no último andar do teatro.
Pois bem, quase dois anos depois eu revi o show ontem, domingo, no SESC Itaquera. Domingo de sol gelado, porém temperatura agradável. O show foi em local aberto, mas não teve quem não dançou e cantou junto as canções do show. John Ulhoa e Fernanda Takai, sempre comunicativos e carismáticos com o público. A banda faz o show numa energia que contagia todo mundo.
Destaque para a versão de “Live and Let Die” do Paul McCartney, canção em que Fernanda Takai disse que quer que o Paul veja o vídeo no You Tube. Destaque também para “Todos Estão Surdos” de Roberto e Erasmo, “Rock n Roll Lullaby” de B.J. Thomas, “My Girl” Temptations, “Pelo Interfone” do Ritchie, ah, sou suspeito em falar, gosto de todas as músicas desse show. Música de Brinquedo executada por gente grande, músicos de altíssima competência. O show emociona. 







No site http://www.patofu.com.br/ é possível saber tudo sobre a banda: Todos os lançamentos, fotos, vídeos, um maravilhoso site. Também é possível comprar os CDs, DVDs, brinquedos iguais os usados no disco, camisetas, etc. Um site que é um verdadeiro deleite para os fãs da banda.
Para fechar a postagem um vídeo, que não fui eu quem fiz (o áudio do meu vídeo ontem não ficou legal por causa da câmera) e algumas fotos do show, as fotos sim fui eu que tirei.

http://www.youtube.com/watch?v=_9NDjZEMDMo
 


domingo, 9 de junho de 2013

Fã Clube EP FanElvis completa 5 anos de muito sucesso!



Há exatos cinco anos atrás foi inaugurado o melhor espaço virtual sobre Elvis Presley. O fórum EP FanElvis http://epfanelvis.livreforum.com/ completou 5 anos de existência no último sábado. Trata-se do melhor e mais completo espaço virtual onde é possível saber tudo sobre Elvis. Filmes, shows, jumpsuits, discografia, vídeos no you tube, entrevistas, sessões de fotos, documentários. O fórum é administrado pela Angel Presley. Um fórum criado e mantido com muito carinho, amor e dedicação. Totalmente sem fins lucrativos, o foco lá é cada vez mais divulgar o legado de Elvis, sua vida e sua obra. Lá é nossa Graceland virtual.
Um pouco da história do Fã Clube, conforme a descrição no Grupo no Facebook.
Fundado em 2007 com uma simples página no Orkut, atingiu 1107 membros, tornandor-se na época pelo trabalho que compartilhamos Elvis, inviável, pequeno e desorganizado. Em 2008 foi aberto no formato Forum que esta aberto para compartilhar Elvis de todas as formas, fotos, lançamentos, downloads de CD e DVD e de forma gratuíta. É o 1º Forum Internacional dedicado a Elvis no Brasil e sobrevive com um trabalho em equipe, muitos membros ajudam , cada um de uma forma, inclusive membros de outros países.
Para aqueles que não gosta de Forum demos a opção de navegar pelo nosso Blog.
Agora, no ano de 2013, estaremos inaugurando oficialmente o nosso Fan Club, onde teremos algumas novidades que serão anunciadas.

Agradeço à todos pela presença neste humilde espaço feito com amor por vocês e a todos os fãs de Elvis deste Fã Club, que colaboram postando seus comentários, compartilhando Elvis e que de alguma forma ajuda a divulgar o legado de Elvis.

E para aqueles que ainda não conhecem o nosso trabalho que irá completar 5 anos deixo o endereços do nosso Forum e Blog e um convite para nos visitar.
Sintam-se em casa, no lar de Elvis!!
Obrigado pelo carinho de todos! Elvis Live!!”
Conheci o fórum através do (meio esquecido), porém ainda atuante Orkut. Posso dizer que estou lá desde o começo, desde 2008. Como muitos sabem, Elvis Presley gravou na Sun Records e na RCA, esta segunda o projetou em escala mundial. Pois bem, mas nem só de lançamentos da RCA e da Sun vive um fã de Elvis Presley. Existem (selos alternativos) que exploram a obra de Elvis de um jeito que a RCA não chega nem perto. O maior selo e mais conhecido seria o FTD, sigla para “Follow That Dream” de origem dinamarquesa, esse selo traz os outtakes (takes não aproveitados e que não foram escolhidos como máster) das canções, ensaios, conversas no estúdio, erros, versões diferentes entre outras características. Para cada disco de Elvis existe pelo menos um FTD que supera em qualidade sonora os discos de Elvis tanto de estúdio quanto ao vivo. Bem, isso que eu só falei de um selo.
Bem quando eu ouvi falar de FTD pela primeira vez, pensei: onde comprar? É muito caro? Alguém poderia me gravar isso em uma fita? rs.
O fórum entrou na minha vida no melhor estilo: Seus problemas acabaram! Um lugar onde a vida e obra de Elvis é divulgada e compartilhada com respeito e irmandade. Os membros se ajudam entre si. Uma frase da minha amiga Jacqueline está na minha mente todos os dias: Os fãs de Elvis precisam se ajudar! Além disso, foi pelo fórum e blog que fiquei sabendo da maratona que viveríamos ano passado, exposição Elvis Experience e shows do In Concert.
Para entrar no fórum o internauta precisa se cadastrar e após isso terá acesso ao mais completo acervo que eu conheço.
Pois é, hoje o grupo EP FanElvis conta com um fórum, um grupo no facebook, uma fan Page no facebook também e um blog.
Eu em nome de todos os membros venho dar os parabéns e desejar muito mais sucesso ao Grupo FanElvis pelos cinco anos de trabalho, dedicação e carinho com os fãs. Curta e participe também no facebook
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