NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

domingo, 27 de maio de 2012

George Harrison - Living in The Material World


Documentário é documentário. Porém a delimitação do tema (como meu ex professor da faculdade falava) é uma característica primordial da matéria, ou documentário, ou texto, filme, etc. Em Living in Material World (Vivendo no Mundo Material) documentário sobre George Harrison assinado por Martin Scorcese, não faltam informações e revelações.
Algumas cenas quase me levaram as lágrimas. Como por exemplo, Paul e George assinando os papéis da dissolução dos Beatles e um repórter na frente do prédio da Apple na Saville Row dizendo que os Beatles não existiam mais. Em outros tempos, isso já seria motivo para eu parar o DVD e abrir uma (ampola, como diria o meu amigo Robert Moura) para afogar as mágoas. Dissolução dos Beatles é um desconforto enorme para mim. Há os depoimentos dos irmãos de George, que falam da fase do começo dos Beatles, Paul McCartney, Ringo Starr, George Martin, porém também Eric Clapton que fala bastante da amizade com George, Klaus Voorman, Astrid Kirrchher, o produtor Phil (crazy / the wall) Spector, o filho de George, Dhani Harrison, o Monty Phyton Eric Idle , enfim, todos que passaram pela vida de George, fizeram amizade e realmente conviveram com o Beatle.
É ressaltado bastante o lado espiritual de George. Não é um documentário que enfatiza o disco a disco, produção de clipes (os clipes do George sempre foram bem produzidos e mereciam destaque no documentário), mas ressalta como foram feitas algumas composições como Here Comes The Sun, My Sweet Lord, Awaiting on You All, entre outras. As casas em que morou, os casamentos, a fase Ravi Shankar, o Concerto para Bangladesh, o incidente quando um maluco invadiu a sua residência, os Travelling Wilburys, enfim, um mega documentário. Mas o beatlemaníaco que assistir vai querer mais, sempre mais.

sábado, 26 de maio de 2012

BLOG DO VANDERLEI - CATAKITUDO


Muito antes das minhas andanças na internet, muito antes de email, muito antes de toda essa parafernália chamada tecnologia, internet, download, upload e afins conheci o Vanderlei. Beatlemaníaco roxo, amante da boa música, conhecedor de história da música, revistas, reportagens, etc. Foi por causa dele que tive acesso a arquivos que eu sabia que existia, mas nunca tinha ouvido e/ou assistido. O conhecimento que adquiri com ele é tão grande que confesso que a ele devo pelo menos 70% do que sei sobre música, discografias e afins. Logo no começo da nossa amizade, levei meu tesouro (toda a minha coleção de revistas, pôsteres, reportagens) sobre os Beatles, Elvis e Roberto Carlos para ele ver a minha coleção.
Bons tempos aqueles. Por causa dele eu conheci os filmes dos Beatles, show dos Beatles do Shea Stadium completo, show completo do Japão, o filme Give My Regards to Broad Street do Paul, Two Of Us, uma pérola em formato de filme sobre a visita de Paul ao apartamento de John no Dakota em 1976; o primeiro disco do Roberto Carlos, muita coisa do Roberto Carlos em espanhol, Rutles, um verdadeiro arsenal da contra cultura em VHS, vinil, compacto, cd e revistas. Assim é o meu amigo Vanderlei.
Seu blog catakitudo.blogspot.com está na ativa desde 2008 com uma infinidade de arquivos postados, tudo da mais alta qualidade e competência. Blog diariamente visitado por este que vos escreve.
Essa é a minha homenagem ao meu amigo Vanderlei, minha homenagem ao seu blog e estou esperando sua visita mano. Abraços.
www.catakitudo.blogspot.com

quinta-feira, 24 de maio de 2012

BEBETO

Pessoal esse é o Bebeto, precisa de um lar com muito carinho. Assista o vídeo e divulguem, please.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Foto de Abbey Road pode chegar a nove mil Libras

Uma das fotos da sessão da lendária capa de Abbey Road, o último disco dos Beatles estará indo a leilão em breve. A foto está sendo vendida por um colecionador. Estima-se o valor em torno de 9 mil libras.
Notícia de última hora. 

Erasmo Carlos no Canal Brasil - 20 de maio

Duas excelentes notícias do mundo da música e da TV. O Canal Brasil está com o seu sinal aberto durante o mês de maio. É possível consultar o período de acordo com a sua operadora. Sobre o canal, o próprio nome já diz tudo. É apresentado filmes, curtas, longas, entrevistas, discos, um canal bem estruturado que nos faz fugir um pouco dos filmes com legenda e/ou dublados e dos seriados enlatados americanos. 
Pois bem. No dia 20 de maio, próximo domingo as 21h00 será apresentado o making of do show do Erasmo Carlos no Theatro Municipal no Rio de Janeiro em comemoração dos seus 50 anos de carreira. Show especialíssimo com banda redonda e que teve a presença ilustre do seu (amigo de fé e irmão camarada) Roberto Carlos (um menino que tá começando agora que gosta muito de carros, barcos, velocidade e que vai dar o que falar ainda). 
Então não perca, Erasmo Carlos no Canal Brasil, domingo dia 20 de maio às 21h00. 
Aumenta que isso é rock n roll baby!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Globo de Ouro


Desde a última terça-feira o Canal Viva (TV paga) reapresenta o programa Globo de Ouro. Programa que permaneceu na TV Globo de 1972 até 1990. A proposta do programa era apresentar os artistas e músicas mais tocados no rádio, durante a semana ou durante o mês. Os programas atualmente reprisados são os da segunda metade da década de 80. Artistas e bandas Wando, Rosana, Guilherme Arantes, Roupa Nova, Kátia, RPM, Lulu Santos, Adriana, Jane Duboc, Fagner, têm permitido ao telespectador voltar no tempo e relembrar os sucessos da época de ouro do disco.
Além de relembrar os sucessos, é possível relembrar a moda da época. É gritante o festival de ombreiras, cabelos estilo poodle, cintura da calça no na altura do estômago e acessórios que marcaram a época musical mais lembrada de todos os tempos.
O Globo de Ouro não era o único programa musical, também tinha o Cassino do Chacrinha, Raul Gil, Carlos Imperial, o Clube do Bolinha, Barros de Alencar entre outros.
Abaixo segue uma lista com os apresentadores do Globo de Ouro durante o tempo em que foi veiculado. 

- Antonio Marcos, Vanusa, Jerry Adriani, Sandra Bréa, Wanderley Cardoso, Odair José e  
  Murilo Nery (1972)

- Tony Ramos e Christiane Torloni (1977);

- Dennis Carvalho e Myrian Rios (1981);

- Nadia Lippy e Kadu Moliterno (1981, Geração 80);

- Myrian Rios e Lauro Corona (1986);

- Isabela Garcia e César Filho (1987);

- Cláudia Abreu e César Filho (1987);

- Cláudia Raia e César Filho (1989);

- Isabela Garcia e Guilherme Fontes (1989);

- Isabela Garcia e Jimmy Raw (1989);

- Adriana Esteves e Jimmy Raw (1990, especial de fim de ano).
 

O programa Globo de Ouro está sendo veiculado pelo Canal Viva de Segunda a Sexta as 23h15.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Virada Cultural 2012


Bom, noite mal dormida da sexta, sono rápido antes de ir trabalhar de manhã, mais umas três horas de sono a tarde e lá fui eu para a Virada Cultural de 2012. Com o roteiro já estabelecido. Largo do Arouche. Talvez avenida São João para ver os Mutantes, mas Mutantes sem Arnaldo, Arnaldo que estaria no Teatro Municipal e não dava para eu assistir... Vamos ver o que o que eu faço então.
Caminhar pelas ruas do Centro, com tanta, mas tanta, mas tanta gente andando, em 37 anos eu pelo menos nunca tinha visto. Para onde se olhava tinha gente. Das outras vezes que tinha ido, tinha ido na programação do SESC Consolação, que por dois anos consecutivos, teve uma programação que valia a pena (passar a noite) lá.
Pouco depois das sete horas, cheguei e já rolava o show do Guilherme Arantes que tinha começado pontualmente as 18h conforme a programação. Guilherme desfilou seus maiores clássicos como “Cheia de Charme”, “Brincar de Viver”, “Amanhã” em que solicitou a presidente Dilma que vete o novo Código Florestal, etc. Também tocou “Deixa Chover”, “Loucas Horas”, em outra música alfinetou a geração Michél Teló. Disse que é um grupo musical que só quer saber de “festa” e não dá a mínima para a reflexão. Guilherme Arantes também fez um show no SESC Consolação na segunda feira dia 07 de maio e eu perdi, droga!

Depois foi a vez do animadão Dalto. Mandou clássicos como “Quase não dá pra ser feliz”,  “Bem te vi” e claro, fechando o show “Muito Estranho”. Falou das composições, de uma que fez com o Byafra, que disse logo depois: O Dalto tá aí ainda? Por pouco o público do Arouche não viu Dalto e Byafra juntos. Dalto disse que há muito tempo não tocava em São Paulo. E perguntou: Pô, tem alguém filmando isso hoje? Filmando mesmo só um cara da organização do evento, mas é o tipo de coisa que fica guardada e sabe se lá quando ou se será veiculado. 

Depois foi a vez do Byafra, banda redonda, assim como as bandas do Dalto e do Guilherme Arantes. Byafra realmente segura e anima a plateia, não pára um minuto quieto no palco. Maior vitalidade, pula, canta, um menino praticamente. Abriu e fechou a apresentação com Sonho de Ícaro, cantou vários sucessos como Vinho Antigo, Seu Nome, Me Chama do Lobão, Último Romantico do Lulu Santos e em Rua Ramalhete soltou uma declaração de amor aos Beatles: Viva John, viva Paul, viva George, viva Ringo... demais.
Depois, uma esticada nas pernas (estou ficando velho), e o show do Michael Sullivan, que desfilou sucessos dele gravados por outros artistas, e sucessos de outros artistas também interpretados por ele, como “Maluco Beleza”, entre as dele “Talismã”, “Me Dê Motivo”, entre outros. 

Pelo menos dos shows que eu assisti, achei fantásticos. Apesar da microfonia meio chata que rolava no show do Byafra.

sábado, 5 de maio de 2012

Maratona Smash no Universal Channel dia 06 de Maio

Para quem está curtindo a série Smash e perdeu algum ou alguns de seus primeiros seis episódios na TV, amanhã, domingo dia 06 de maio terá Maratona Smash com todos os seis episódios. Para quem não conhece a série, vale a pena conferir. Conforme já tínhamos dito aqui no blog, a série mostra os bastidores dos musicais da Broadway. O que me levou a assistir essa série foi saber que seria algo relacionado a Marilyn Monroe. 
Só para situar o leitor na série. Julia e Tom são compositores e estão para montar um musical para a Broadway. Ellis, assistente de Tom dá a ideia de um musical sobre Marilyn. A todos que a ideia é apresentada o comentário é o mesmo: Marilyn The Musical??? A princípio ninguém acredita e aposta, porém a idéia vai tomando forma e em alguns episódios todos estão, de uma certa forma vivenciando Marilyn e tudo ao redor de Marilyn. 
Megan Hilty e Katherine McPhee são as estrelas que dão brilho a série. Muitos fãs da série já tem uma ou outra como favorita, ou no meu caso, as duas. As músicas são sensacionais, o roteiro, fotografia, cenas como externas, bares, ambientes são muito bem produzidas. 

Repercussão de Smash
A série ainda não é muito conhecida por aqui. No Brasil é transmitida pela emissora a cabo Universal Channel, lá fora pela NBC. Detalhe, até o fechamento dessa postagem, a série conta com 13 episódios. O cd Music of Smash já pode ser encontrado no Amazon. As redes sociais também já tem suas páginas sobre a série. No orkut já é possível fazer parte da comunidade e no facebook também existe a página.
Então para quem está afim de rever ou conhecer anote aí:
Maratona Smash - domingo dia 06 de maio a partir das 19 horas no Universal Channel.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Frio em São Paulo


A Central de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE) disponibiliza os telefones 11 3258-9449 e 156 para ligações com finalidade de abrir um chamado para resgatar moradores de rua e levá-los para um abrigo. O número é mal divulgado, mas o CAPE é um serviço da prefeitura. Se você ver um morador de rua perto de sua casa ou prédio e quiser ajudar, ligue.

Feira do Vinil - 5º Aniversário da MC & JG


1º de Maio – Dia do “maio”, trabalho, batente, enfim, dia do trabalho ou do trabalhador como queira o leitor. Feriado prolongado, tecnicamente a cidade pára. Muitos vão viajar deixando a cidade com menos trânsito, menos gente no metrô, mas a megalópole São Paulo não pára.
Mas além de dia do trabalho, esse primeiro de maio foi uma data muito especial, rever amigos, conhecer pessoalmente amigos virtuais, tudo com base no amor a música. Pegando de gancho um discurso do Rei do Rock Elvis Presley na ocasião do recebimento do prêmio Ten Outstanding Young Men em 1970, Elvis discursou o seguinte:
“...Eu gostaria de dizer ,que aprendi muito cedo na vida que, sem uma  canção, o dia               nunca terminaria.
  Sem uma canção,um homem não tem um amigo.
  Sem uma canção,a estrada nunca ira se dobrar.
  Sem uma canção... então eu continuo cantando uma canção ...muito obrigado!”
Trecho da canção Without A Song de Roy Hamilton.
Descrevo a comunidade MC & JG como a mais atuante comunidade onde o propósito é o compartilhamento de arquivos, troca de informações, informações estas sobre música, discos, compactos raros, TV (comerciais), cinema, quadrinhos, rádio, séries antológicas de TV... resumindo, se for possível resumir, é a maior casa com preservação de cultura, informação que eu já vi. Como comunidade? A mais atuante. O pessoal lá realmente veste a camisa, arregaça a manga e mãos ao trabalho.
Chegando no edifício Trianon, já avistei meu amigo Luiz Lennon que dessa vez estava como participante da feira. Em tempo, Luiz Lennon é um Beatlemaníaco roxo e um dos próximos posts será sobre ele e o fã clube Cavern Club.
Continuando, ao chegar perto do pessoal da comunidade, o papo era sobre Sound Forge, capa, taxa de bitrate... encontrei os caras. RStone, Vlademir, Zé Carlos, Recruta Zero, Jaime e filhos, e a recepção foi calorosa. A mesma sensação como se eu os conhecesse pessoalmente desde os tempos de escola. O papo seguiu falando de música, blogs, vídeos, raridades, comunidade, enfim, tudo ao redor da música.
Uma tarde para lá de especial.
Abaixo algumas fotos do evento. 


 A turma da MC & JG.
 pra terminar o café.