NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NATAL CONSUMISTA - ENTREVISTA COM O PAPAI NOEL


Natal – tempo de consumismo, falsidade, tapinha nas costas, etc, etc...
Dezembro já chega e lá se vai mais um ano em que todo mundo trabalhou muito, ou pelo menos quase todo mundo. Enquanto escrevo esse post, pelo menos nas duas ou três primeiras linhas já me chegaram uns 4 emails diferentes falando das compras de natal. Pois bem, esse clima me irrita. Lojas cheias, ruas cheias, trânsito engarrafado, vaga no shopping então? Melhor deixar o carro na rua. Filas, intermináveis filas. Pessoas com uma alegria, porque não dizer, até medonha. Olhos esbugalhados, praticamente vítimas de uma lavagem cerebral. Daí entopem as ruas, as lojas, os caixas, tudo para o maldito presente de natal. A maldita listinha, amigo secreto (a pior invenção de todos os tempos) a forma mais falsa de você presentear ou ser presenteado por aquela pessoa que você mais detesta, ou por algum “amiguxo” que no dia que você precisar mesmo você verá quão amiguxo ele é.
Revoltado eu? Magina! É essa alegria momentânea que me irrita. Se você duvida da minha tese, repare se no dia 26 de dezembro tudo continua na santa paz do cartão de crédito, ou da ceia. Ah, “A CEIA DE NATAL”. Aquela comilança, comidas de todos os tipos, bebidas, família reunida, todos falando alto, crianças correndo. Só faço uma pergunta: Precisaria ser apenas na noite de natal? Se pegarmos como real motivo o nascimento de Jesus Cristo, poxa, então a noite de natal seria um momento para se passar em oração, reflexão ou algo seguindo essa linha de raciocínio. Temos o ano inteiro para passar com a família TODA reunida, com pessoas falando alto, correndo, organizar aquele almoço com comidas de todos os tipos, bebidas, enfim, a minha ideia é essa. Natal virou comércio e faz tempo. Não passa de uma troca de presentes. Além de comprar presente para todo mundo, é no natal que muitas pessoas se presenteam a si mesmas. Com a desculpa do décimo terceiro. Nada contra, só é necessário um pouco de cuidado nessa hora. Presentear e ser presenteado é ótimo, claro. Mas precisa ser apenas no natal? As lojas potencializam os preços de suas mercadorias e ainda têm a cara de pau de colocar na vitrine um banner com a palavra “Liquidação”. Liquidação com o seu bolso, suas finanças. Slogans com os dizeres como “Compre agora e comece a pagar em janeiro”, caramba! É justamente em janeiro que as contas estouram.
Como estamos em época de natal, ENTREVISTAMOS o PAPAI NOEL. Como o blog do Baratta ainda não dispõe de um estagiário pra mandar carregar tijolo embrulhado de uma seção à outra, lá fui eu mesmo encontrar o bom velhinho em um resort e fizemos uma entrevista com ele. Nada de revelador, nada de sensacionalista, mas decidi postar a entrevista mesmo assim.
Blog do Baratta: Papai Noel como tem passado?
Papai Noel: De saco cheio!
Blog do Baratta: Mas como? Nesse resort, sombra e água fresca, como alguém pode se sentir de saco cheio?
Papai Noel: Entenda, eu apareço uma vez por ano. Quando eu apareço todos esperam tudo de mim. Me pedem emprego, paz, não violência, mais dinheiro, foi se o tempo em que os pedidos que chegavam até mim era uma bola, uma boneca...
Blog do Baratta: Entendo, então a sua preocupação é não poder atender a todos os pedidos em uma noite?
Papai Noel: Não é questão de demanda nem logística, é questão de o que eu posso ou não dar de presente. Todos jogam suas vontades nas minhas costas. Ser Papai Noel é a maior roubada que já existiu. Ainda mais nos dias de hoje.
Blog do Baratta: Como assim?
Papai Noel: Foi pro saco a ideia de descer pela lareira na noite de natal, durante a noite enquanto todos dormem. Por dois motivos: Quantas casas com lareira você já viu? E outra, entrar na casa das pessoas durante a noite enquanto dormem, tem outro nome. Ainda haveria o recurso das meias na janela, mas das últimas vezes em que tive que deixar presente em meia, eram meias que cheiravam chulé dos bravos. Nos dias de hoje, ao invés de lotar a minha caixa de correspondência, mandam muito email, SMS, de um tempo pra cá só estou me f...
Blog do Baratta: Mas você ainda é lembrado...
Papai Noel: Como o cara do consumismo. O cara que veio para lembrar que Natal é consumo, compras, cartão de crédito, parcelamento a perder de vista. Tudo que pode acabar de vez com a paz e o sossego.
Blog do Baratta: Então o natal...
Papai Noel: ... é uma data momentânea, de uma paz momentânea, de uma alegria momentânea, dura uma noite só. Até porque não dizer também uma data meio egoísta. Enquanto as pessoas estão na ceia, com um sorriso amarelado no rosto, fingindo que tudo ali está perfeito, essas pessoas esquecem que em muitos hospitais tem pessoas internadas, enfêrmas, quantos moradores de rua estão com fome, quantas pessoas solitárias não tem com quem comemorar o natal. Apenas uma noite em que você se desliga do mundo externo? Estar com a família é ótimo, mas que não seja apenas no natal. No fim de ano quando as promessas ridículas do tipo: Vou parar de fumar, vou começar a fazer dieta, vou fazer academia... Porque as pessoas não pensam em como serem melhores como pessoa e como ser humano? Estamos acostumados a ver atrocidades todos os dias nos telejornais, morte, assalto, vidas interrompidas, enchentes, como podemos ficar alheios a tudo isso?
Blog do Baratta: Já pensou em mudar de emprego?
Papai Noel: E quem iria querer o meu? Apesar de que na época do natal vemos quem nem tudo está perdido. Costumamos a ver geralmente alguns empresários que se juntam e fazem o natal de crianças carentes. Para esses eu sim tiro o meu gorro. Esses são especialíssimos seres humanos que pensam no próximo, que vestem a camisa e arregaçam as mangas. Comemorar o natal é isso.

sábado, 24 de novembro de 2012

VÍCIO EM INTERNET








O computador é uma praga mesmo. Tentarei falar um pouco aqui sobre o vício em internet. Virtual versus Real. Textos com esse propósito existem aos montes. E onde você os encontra? Na internet. Ou eu definitivamente não sei dividir o meu tempo ou estou a um passo de pedir ajuda. Aqui vão algumas questões que vão lhe ajudar a definir como anda a sua, a minha, a nossa permanência na internet.
Chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho o que você faz primeiro?

  • a.    Cumprimenta seus familiares e entes queridos
  • b.    Vai correndo tomar um banho, pois o dia foi puxado
  • c.    Assalta a geladeira
  • d.    Liga a TV para dar aquela (desligada) do dia
  • e.    Senta na sala para conversar como foi o dia com seus familiares
  • f.     Liga o computador para ver email, o que andou acontecendo no facebook nas últimas horas, entra no MSN, ou vai jogar alguma coisa on line

Você andou trabalhando muito, mas excepcionalmente hoje você tem um tempinho a mais e de folga, o que faz?

  • a.    Vai dar umas pedaladas de bike pelo seu bairro, afinal você só anda pelo seu bairro quando sai para trabalhar e quando retorna quase sempre moído.
  • b.    Vai ler um livro, pois ler no ônibus e em pé é meio desconfortável.
  • c.    Assiste a um filme, justo aquele que você comprou e não teve tempo de assistir.
  • d.    Brinca com o cachorro
  • e.    Marca com os amigos de sair, fazer alguma coisa
  • f.     Fica no computador achando uma penca de site novo, ou fica no facebook bisbilhotando a vida dos outros, curtindo e comentando em postagens alheias.

Digamos que hoje é sábado e a agenda está lotada, afinal você precisa ir ao mercado para a sua mãe, retirar aquela calça na costureira, tomar banho, colocar o único terno que você tem, juntamente com o único sapato (ser homem é prático) e ir para aquele evento que você foi convidado, como você distribuiria seus afazeres no dia?

  • a.    Acorda cedo e já passa no mercado, na costureira, almoça, toma banho, divide seu tempo estrategicamente de modo que dê tempo de fazer tudo.
  • b.    Acorda meio tarde, mas se você não enrolar dá tempo de fazer tudo ainda.
  • c.    Passa da hora e vê o que é prioridade e sai correndo.
  • d.    Passou no mercado na sexta, já pegou a calça na quinta, tens o dia livre não precisará fazer tudo correndo.
  • e.    Perde o tempo na rua, pois além de tudo o que você tinha pra fazer você ainda achou tempo para parar na rua pra conversar com o teu amigo, marcar um joguinho de truco para amanhã, ainda passou na casa do Zé para pegar aquele disco que você não escuta faz tempo.
  • f.     Acorda e liga o computador, não vai ao mercado, não almoça, não vai à costureira e quando faltam cinco minutos para (já sair para o evento) toma banho enquanto termina de baixar aquele filme por torrent, afinal, o que são mais 17 minutos restantes?

Digamos que você seja do tipo que baixa filmes, séries e afins. Que tipo você é?

  • a.    Você baixa e assiste, afinal, TODOS NÓS SABEMOS que não dá para assistir tudo de uma vez só.
  • b.    Você baixa, mas espera para começar a assistir depois que você tiver TODOS os 148 episódios, mas menos mal, você na mesma medida que baixa, já tira da máquina e armazena em uma mídia de DVD ou cd.
  • c.    Você baixa e vai entulhando a máquina de coisa
  • d.    Você baixa mais de uma vez o mesmo episódio, pois nem sabe o que já baixou ou não.
  • e.    Você baixa uma quantidade de modo que você consegue se programar para assistir durante a semana.
  • f.     Você baixa, até vai tirando da máquina, mas nem sabe o que está baixando atualmente, já não lembra o que assistiu ou não assistiu, nem sabe em que episódio está, seria mais saudável fazer uma listinha das coisas que você já está baixando há uns dois anos e não assistiu ainda. Pense: aquela atriz hoje em dia já deve ser avó.


Você é estudante, ensino fundamental, médio, superior ou técnico. Precisa fazer um trabalho.

  • a.    Você vai até uma biblioteca.
  • b.    Pede um livro emprestado a um amigo
  • c.    Tenta conversar ou falar com alguém que possa lhe ajudar
  • d.    Vai direto a sites e procura em sites de busca não ligando a mínima pra referência bibliográfica.
  • e.    Biblioteca???
  • f.     Trabalho? Pra quando?

Você trabalha sentado o dia todo em um computador. Qual o seu procedimento?

  • a.    Você realmente trabalha, sabe dividir as coisas, serviço é serviço, lazer é lazer.
  • b.    Chega no serviço e abre o facebook e fica o dia todo curtindo, comentando, perdendo o tempo. Quando chega a hora do almoço tenta ver o que precisa fazer a tarde.
  • c.    Fica com o MSN o tempo todo ligado e proclamando a frase doentia: E se alguém precisar falar comigo?
  • d.    Você é um exemplo de saber dividir as coisas. Afinal você usa para trabalhar o computador do serviço. Ao lado você tem o seu inseparável netbook, ou tablet ou qualquer outra quinquilharia computadorizada.
  • e.    Na hora de serviço (essa é para as mulheres) fica vendo os malditos emails com o título Não Vale Chorar.
  • f.     Você compra um atestado e fica em casa. Afinal, é só um dia.


Essa é pra quem usa (hoje em dia todo mundo usa) o facebook. Com que frequência você entra e o que costuma fazer?

  • a.    Você entra uma vez por mês.
  • b.    Você entra ao menos uma vez por semana.
  • c.    Você entra sempre que chega em casa a noite.
  • d.    Você não sai, pois fica logado o dia inteiro.
  • e.    Você entra todo dia.
  • f.     Você não faz outra coisa da vida, não abre mais email, não fala mais ao telefone, almoça com o netbook do lado, leva pro banheiro... anuncia que vai fazer suas necessidades fisiológicas e posta cada ação sua na rede social.


Quanto tempo você usa o computador por dia? Apenas por lazer?

  • a.    Uns dez minutos, afinal você tem vida e um monte de coisas para fazer
  • b.    Uma hora. Tempo suficiente para ver email, sites e tudo o que te interessa.
  • c.    Cinco horas: tempo pra ver se chega email, quantos querem lhe adicionar, quantos vão curtir sua foto, quantos vão curtir a sua postagem...
  • d.    Sete horas: e se alguém precisar falar comigo?
  • e.    O dia todo: é que está baixando alguma coisa no torrent
  • f.     Desliga o computador sempre nas sextas feiras.
Quando foi a última vez em que você saiu para um evento na vida real?
  • a.    Semana passada: estava marcado há alguns meses
  • b.    Mês passado: convidaram-me no face.
  • c.    Sábado passado: todo sábado é sagrado, tem pelada com o pessoal da firma.
  • d.    Ano passado: depois que comprou o computador se tornou um recluso.
  • e.    Faz uns dois anos: depois que todo mundo saiu do Orkut...
  • f.     Sair?

É bom até parar por aqui, pois a cada pergunta vai assustando cada vez mais. Mas o objetivo dessa postagem não é somar ou diminuir pontos. Na verdade é muito simples. Se você respondeu tudo com a alternativa A, parabéns, você sabe dividir as coisas, o computador não é uma parte de você que sabe até ser sociável e levar uma vida real numa boa. Se você respondeu até as alternativas D, cuidado, você pode ter sérios problemas no futuro. Mas sabendo dividir o seu tempo você conseguirá levar uma vida real numa boa.

Alternativas E e F, você é um caso perdido. Eu aconselharia você vender o computador e entrar em um processo de reabilitação da vida real. É engraçado, mas não deixa de ser preocupante.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Finalistas do Reality Show Idolos Visitam a Elvis Experience



Ontem 15/11 zapeando os canais da TV a figura de Elvis me fez parar na TV Record. Do que se tratava?  Finalistas do reality show Idolos visitaram a Elvis Experience. Isso não me anima nem um pouco, pois geralmente os participantes não são fãs, não sabem nada da carreira do rei do rock e os comentários são do tipo: Ah eu lembro que o meu pai ouvia; minha vó ouvia entre outros atestados que quem está ali não é fã. Os campeões dos piores comentários foram os do que blasfemaram em dizer: Eu tenho um pouco de Elvis; Eu sou um pouco parecido...
Nós que somos fãs que não suportamos nem os covers de Elvis (e olha que esses muitas vezes são fãs – pelo menos sabem do que estão falando) imagina se deparar com uma turminha de gente que só quer aparecer e se promover falando sem conhecimento.Além de tudo, no site a exposição foi chamada erroneamente de Elvis Spirit. 

Lamentável!
Pra quem for um pouco mais forte do estomago e quiser ver a tal reportagem...
http://videos.r7.com/finalistas-visitam-exposicao-do-astro-elvis-presley/idmedia/50a5a73492bbe3c346c8c221.html

Ontem tive vontade de fazer igual a Elvis, como ele fez na foto abaixo. 

 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

15 de Novembro - 56ª Feira do Vinil



2012 tem sido um ano fantástico. Mas antes da gente fazer uma retrospectiva desse ano em que tanta coisa de nível cultural aconteceu, gostaríamos de lembrar que no próximo dia 15 de novembro (feriado) acontecerá a 56ª Feira do Vinil do Tangerino.
A feira é o ponto de encontro dos amantes do disco, música em geral.
Espero ver vocês lá.