NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NATAL CONSUMISTA - ENTREVISTA COM O PAPAI NOEL


Natal – tempo de consumismo, falsidade, tapinha nas costas, etc, etc...
Dezembro já chega e lá se vai mais um ano em que todo mundo trabalhou muito, ou pelo menos quase todo mundo. Enquanto escrevo esse post, pelo menos nas duas ou três primeiras linhas já me chegaram uns 4 emails diferentes falando das compras de natal. Pois bem, esse clima me irrita. Lojas cheias, ruas cheias, trânsito engarrafado, vaga no shopping então? Melhor deixar o carro na rua. Filas, intermináveis filas. Pessoas com uma alegria, porque não dizer, até medonha. Olhos esbugalhados, praticamente vítimas de uma lavagem cerebral. Daí entopem as ruas, as lojas, os caixas, tudo para o maldito presente de natal. A maldita listinha, amigo secreto (a pior invenção de todos os tempos) a forma mais falsa de você presentear ou ser presenteado por aquela pessoa que você mais detesta, ou por algum “amiguxo” que no dia que você precisar mesmo você verá quão amiguxo ele é.
Revoltado eu? Magina! É essa alegria momentânea que me irrita. Se você duvida da minha tese, repare se no dia 26 de dezembro tudo continua na santa paz do cartão de crédito, ou da ceia. Ah, “A CEIA DE NATAL”. Aquela comilança, comidas de todos os tipos, bebidas, família reunida, todos falando alto, crianças correndo. Só faço uma pergunta: Precisaria ser apenas na noite de natal? Se pegarmos como real motivo o nascimento de Jesus Cristo, poxa, então a noite de natal seria um momento para se passar em oração, reflexão ou algo seguindo essa linha de raciocínio. Temos o ano inteiro para passar com a família TODA reunida, com pessoas falando alto, correndo, organizar aquele almoço com comidas de todos os tipos, bebidas, enfim, a minha ideia é essa. Natal virou comércio e faz tempo. Não passa de uma troca de presentes. Além de comprar presente para todo mundo, é no natal que muitas pessoas se presenteam a si mesmas. Com a desculpa do décimo terceiro. Nada contra, só é necessário um pouco de cuidado nessa hora. Presentear e ser presenteado é ótimo, claro. Mas precisa ser apenas no natal? As lojas potencializam os preços de suas mercadorias e ainda têm a cara de pau de colocar na vitrine um banner com a palavra “Liquidação”. Liquidação com o seu bolso, suas finanças. Slogans com os dizeres como “Compre agora e comece a pagar em janeiro”, caramba! É justamente em janeiro que as contas estouram.
Como estamos em época de natal, ENTREVISTAMOS o PAPAI NOEL. Como o blog do Baratta ainda não dispõe de um estagiário pra mandar carregar tijolo embrulhado de uma seção à outra, lá fui eu mesmo encontrar o bom velhinho em um resort e fizemos uma entrevista com ele. Nada de revelador, nada de sensacionalista, mas decidi postar a entrevista mesmo assim.
Blog do Baratta: Papai Noel como tem passado?
Papai Noel: De saco cheio!
Blog do Baratta: Mas como? Nesse resort, sombra e água fresca, como alguém pode se sentir de saco cheio?
Papai Noel: Entenda, eu apareço uma vez por ano. Quando eu apareço todos esperam tudo de mim. Me pedem emprego, paz, não violência, mais dinheiro, foi se o tempo em que os pedidos que chegavam até mim era uma bola, uma boneca...
Blog do Baratta: Entendo, então a sua preocupação é não poder atender a todos os pedidos em uma noite?
Papai Noel: Não é questão de demanda nem logística, é questão de o que eu posso ou não dar de presente. Todos jogam suas vontades nas minhas costas. Ser Papai Noel é a maior roubada que já existiu. Ainda mais nos dias de hoje.
Blog do Baratta: Como assim?
Papai Noel: Foi pro saco a ideia de descer pela lareira na noite de natal, durante a noite enquanto todos dormem. Por dois motivos: Quantas casas com lareira você já viu? E outra, entrar na casa das pessoas durante a noite enquanto dormem, tem outro nome. Ainda haveria o recurso das meias na janela, mas das últimas vezes em que tive que deixar presente em meia, eram meias que cheiravam chulé dos bravos. Nos dias de hoje, ao invés de lotar a minha caixa de correspondência, mandam muito email, SMS, de um tempo pra cá só estou me f...
Blog do Baratta: Mas você ainda é lembrado...
Papai Noel: Como o cara do consumismo. O cara que veio para lembrar que Natal é consumo, compras, cartão de crédito, parcelamento a perder de vista. Tudo que pode acabar de vez com a paz e o sossego.
Blog do Baratta: Então o natal...
Papai Noel: ... é uma data momentânea, de uma paz momentânea, de uma alegria momentânea, dura uma noite só. Até porque não dizer também uma data meio egoísta. Enquanto as pessoas estão na ceia, com um sorriso amarelado no rosto, fingindo que tudo ali está perfeito, essas pessoas esquecem que em muitos hospitais tem pessoas internadas, enfêrmas, quantos moradores de rua estão com fome, quantas pessoas solitárias não tem com quem comemorar o natal. Apenas uma noite em que você se desliga do mundo externo? Estar com a família é ótimo, mas que não seja apenas no natal. No fim de ano quando as promessas ridículas do tipo: Vou parar de fumar, vou começar a fazer dieta, vou fazer academia... Porque as pessoas não pensam em como serem melhores como pessoa e como ser humano? Estamos acostumados a ver atrocidades todos os dias nos telejornais, morte, assalto, vidas interrompidas, enchentes, como podemos ficar alheios a tudo isso?
Blog do Baratta: Já pensou em mudar de emprego?
Papai Noel: E quem iria querer o meu? Apesar de que na época do natal vemos quem nem tudo está perdido. Costumamos a ver geralmente alguns empresários que se juntam e fazem o natal de crianças carentes. Para esses eu sim tiro o meu gorro. Esses são especialíssimos seres humanos que pensam no próximo, que vestem a camisa e arregaçam as mangas. Comemorar o natal é isso.

2 comentários:

  1. kkkkkkk só você mesmo Baratta!
    Concordo, o natal perdeu seu espírito e as pessoas esquecem que Natal não é só consumismo, comer bem, etc... É momento de reflexão, de pensar em Jesus, no que Ele representa para nós. E principalmente, refletir no que nos tranformamos e tantármos melhorar como pessoas. Eu penso assim!

    Um beijão amigo XD

    ResponderExcluir
  2. Por aí Simone, mesmo que não nos focássemos ao motivo religioso. Durante o ano dá tempo de se fazer (pelo menos) uns 20 natais... Beijo

    ResponderExcluir