NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

domingo, 4 de agosto de 2013

Marilyn e JFK (François Forrestier) - Livro




Hoje é dia 05 de agosto, uma segunda feira que dá início a mais uma semana. Há 51 anos, 05 de agosto de 1962, Marilyn era encontrada morta, deitada na cama, nua, com o rosto para baixo e o telefone em mãos. Caixas de pílulas vazias, (devidamente) prescritas, até hoje não se sabe exatamente o que a matou. Overdose? Mas o que teria levado a isso?
Morreu com 36 anos, curiosamente o ano de seu nascimento 1926 e de sua morte 1962,  tem os mesmos algarismos. Para não passar essa data em branco, nessa postagem falarei do livro que eu comprei o ano passado, ou foi o retrasado, bom, não lembro, como era de se esperar. Mas reli recentemente.
Antes do livro, gostaria de expor como Marilyn entrou na minha vida. Eis que um dia eu rodando os canais da TV e vejo O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch) 1955. O filme que me apresentou Marilyn Monroe. A partir daí comecei uma caça interneteira por tudo que se referia a ela. Fotos, biografias, filmes, ainda pela TV eu assistiria o filme Adorável Pecadora (Let´s Make Love) com Marilyn e Yves Montand de 1960, esse eu preciso fazer uma postagem ainda.
Mas voltemos ao livro. Marilyn Monroe e John Fitzgerald Kennedy , antes de mais nada, dois ícones atemporais. Ela bela, sedutora, atriz, cantora, o maior símbolo sexual de todos os tempos. Não tem quem não assista seus filmes, ou veja uma de suas fotos e não se apaixone. Ele o 35º presidente dos Estados Unidos, uma das grandes personalidades do século XX. O livro Marilyn e JFK não se trata de uma biografia dos dois, no entanto, relata um pouco da vida de ambos antes e durante o relacionamento. O autor relata muito bem a vida dos Kennedys e de Marilyn. Nos anos 60, claro que não podia deixar de mencionar a máfia, John Edgar Hoover, Frank Sinatra, Dean Martin, Jerry Lewis, toda a turma. O livro tem uma narração frenética, impossível de desgrudar os olhos. Como eu leio bastante no ônibus, nunca torci tanto para o ponto que eu desço demorar a chegar.  O livro conta o romance que uniu Marilyn Monroe e John Fitzgerald Kennedy, na época candidato a presidência dos EUA e também como foram os anos Kennedy na Casa Branca, após a eleição ganha. Assim como também os casamentos de Marilyn em especial com Joe Di Maggio.  Revela um pouco sobre os sets de filmagem dos principais filmes de Marilyn.
Do livro eu destacaria a frase que abre pelo próprio autor: "Para iluminar um pouco tanta escuridão, foi preciso uma sólida documentação, um editor paciente e um defeito crucial: uma má índole. Eu tenho.", adianta o autor que vive em Paris.
Agora é só abrir uma garrafa de Champagne Dom Pérignon, colocar um Sinatra na vitrola e boa leitura!
Título: Marilyn e JFK
Autor: François Forestier
Nº de páginas: 302
Editora: Objetiva




4 comentários:

  1. Bela postagem Baratta!
    Eu só assisti um filme dela: "Os Homens Preferem as Louras" e isso foi há muito tempo... na época em que eu ficava sem fazer nada na madrugada, não tinha computador; e lembro que passou no Corujão na Tv Globo. Gostei do filme!

    Um pena uma mulher tão bonita, uma atriz no auge da carreira, se acabar assim. Gostaria de saber por quê esses artistas tudo acabam assim. Que coisa né?

    O livro deve ser bom mesmo.
    Valeu pela dica ;)

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é Simone, o próprio Joe Guercio (que a gente conhece bem rs) comentou que não consegue visualizar artistas assim como Elvis, Marilyn velhos. Pensa, eles vieram, foram principais estrelas em seus segmentos de trabalho e se foram.
    Beijo, valeu pela visita e comentário

    ResponderExcluir
  3. Hauhauhuahua...ótima a frase do autor, taí um dos que eu gostaria de ler também, só tenho que esperar cair na minha mão ao acaso porque como eu costumo dizer: "não sou eu quem escolho os livros que leio, eles que me escolhem". Tem livros que quero ler há anos, décadas se bobear e nunca que leio, outros aparecem do nada no caminho.

    Abraço pra ti (e pqp no estilo dessa mulher na foto da capa!)

    ResponderExcluir
  4. Pois é mano, estilaço. Esse livro é muito bom. Marilyn e JFK foram duas pessoas solitárias no seu mais íntimo eu, saca? Aos poucos a gente vai lendo sobre eles e vai descobrindo passagens legais de suas vidas.
    Excelente livro.
    Abraço mano.

    ResponderExcluir