NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

domingo, 27 de outubro de 2013

Desenhos Antigos - (Os véio pira!)

Já não se faz desenhos como antigamente.
Quem está com trinta e poucos, ou trinta e todos, se lembra bem da TV em preto e branco, a primeira TV a cores que apareceu pelo menos na minha casa foi por volta de 1989 acho, ou depois. Bom, a memória começa a falhar. Mas pra que eu sentei em frente ao computador mesmo? Ah, foi para digitar essa postagem, sorry, é o peso da idade chegando. 

Então, nos lembramos de bem de uma TV que ainda não era paga (pagar pra assistir TV?) quando poderíamos sonhar? TV de graça lembra bom bril na ponta da antena, claro, quem não tinha antena externa, daquelas que alguém subia no telhado e ficava gritando lá de cima: E agora? Melhorou? Veja como fica... e a outra pessoa gritando da janela: Tá bom, e a clássica frase: Tá um cinema! Pois bem. Futebol era em 3D, dois juízes, 24 jogadores para cada time, duas bolas em campo, ah, dois campos e quatro goleiros! Pay Per View? Que nada, futebol na época da TV a lenha era muito legal. Além do futebol, ainda tinham as novelas, tudo se adaptando conforme a tecnologia da época, porém quando assistimos algumas novelas antigas, como no Canal Viva, por exemplo, podemos reparar, o áudio da fala dos atores um pouco mais baixo que a trilha sonora, ou na questão da iluminação, um pouco escuro, sombra demais, bem diferente do maquinário usado hoje que mais parece imagem de filme de última geração. Nesse ponto tenho que reconhecer que a qualidade deu um salto formidável. E isso é opinião minha, noveleiro aos sábados e feriados de livre e espontânea: O que eu posso fazer? 


Além das novelas e do futebol, bate o saudosismo principalmente na programação infantil. Quem nunca ligou para o programa do BOZO para ganhar uma bicicleta? EU, não tinha telefone em casa e minha mãe não me deixava atravessar a rua pra ligar do orelhão da esquina, enfim... Tinha o Bambalalão, programa infantil na TV Cultura, esse eu postarei aqui, pois fui em uma gravação, em breve eu conto por aqui. Mas um dos principais elementos televisivos voltado para as crianças, sempre foi e sempre serão os DESENHOS!

Hoje em dia a maioria é tudo voltado pra violência, ou é moderno demais, infelizmente não são como os desenhos de antigamente. Antes que o leitor se anime e pense: Ownnnt, ele vai falar dos Thunder Cats... Não, não vou falar dos Thunder Cats, sou mais véio, hahaha. E digo mais: Ha. 



Estou falando do início da década de 80. Sim. Os desenhos eram, Speed Racer, Pica Pau antigo (não esse novo em que mudaram a voz, mudaram tudo nele. Sim, era a Turma do Pica Pau antigo, com o Leôncio (Junior, joga La bola para o papai), ou o Zeca Urubu, o Professor Maluco com o sotaque francês, quem não se lembra do fiel cavalo Pé de Pano, os sobrinhos do Pica Pau, Toquinho e Lasquita, Zé Jacaré, Andy Panda, Meany Ranheta, entre tantos, ê tempo bão! Além do Pica Pau, tinha o Tom & Jerry, sempre os antigos também. Destaque para as três produções de Hanna – Barbera, onde os episódios eram produzidos por Fred Quimby de 1940 a 1958, depois veio a era Gene Deitch de 1960 a 1962 e depois pelo Chuck Jones de 1963 a 1967. Outros desenhos clássicos eu lembro e estou em constante busca até hoje como o Carangos e Motocas (uma turma de motocas que queriam sempre acabar com a raça do Wheelie, um fusca boa praça, gente boa e sua namorada a Rota. 



A família Buscapé (Zééééé) e lá vinha o Zé resmungando igual eu sou desde que me conheço por gente. Bob Pai e Bob Filho, um pai e filho cachorros que se metiam em tudo que é aventura e rasgavam elogios um para o outro o tempo todo do tipo: Ó estimado adorado e venerado paiê, algo assim. Capitão Caverna, Speed Racer e seu carro nº 5, Corrida Maluca e sua lista infindável de personagens, Dom Pixote, A Pantera Cor de Rosa, Papaléguas (o coiote é meu ídolo – só se ferra mas não desiste nunca), Os Jetsons (o que tinha de futurista nós ainda não chegamos em 10% daquela coisa tooooda – como diria Caetano). No final dos anos 80, eu adorava assistir o Duck Tales, que nada mais era que o Tio Patinhas, Huguinho, Zezinho e Luisinho, Donald, ou seja, a galera da Disney, direct from Patopolis. O ídolo Pateta e seu filho Max, suando a camisa pra cada presepada armada pelo vizinho mala sem alça do Bafo. Hoje se eu paro pra ver algo? Sim, A Turma da Mônica, sim, Mônica, Cebolinha ( com seus planos infalíveis), eu adoro tudo isso. Ou toda a penca dos Super Heróis, quem não se lembra da frase: Enquanto isso na Sala da Justiça... Garfield e seus Amigos também é legal. Mr. Magoo, Muppets Babies, Os Flinstones, Os Smurfs, a Turma do Snoopy, toda a turma do Looney Tunes (Gaguinho, Patolino, Frajola, Pernalonga entre outros), Pepe Legal, Popeye que me levou a comer espinafre (que diga se de passagem que odiei o gosto e nunca mais quis comer, mas continuei a ver o desenho), Recruta Zero e o maquiavélico Sargento Tainha, Super Mouse o rato bombado, Tutubarão, Zé Colmeia, são muitos, provavelmente eu me esqueci de alguns. Mas quando esses desenhos eram veiculados na TV era uma festa, até hoje é uma festa, na minha TV quando acho algum DVD com esses desenhos maravilhosos. Desenhos que provavelmente hoje não passariam pela censura ao mostrar um Pateta fumando, ou um personagem usando uma quantidade astronômica de explosivos, ou no final das contas o personagem todo engessado, com curativo pra todo lado e cinco segundos depois pronto pra outra, rs, é, os desenhos tinham lá suas particularidades. Mas era uma diversão sadia para as crianças daquela época que não tinham computador, nem You Tube, nem TV a cabo, nem celular que entra na internet. Para ilustrar a postagem, usei pelo menos os meus desenhos preferidos dessa imensa lista.
Isso é tudo PE PE SSOAL!


 Texto Baratta McCartney


5 comentários:

  1. Ah, lembrei de vários desses desenhos, também gostava muito. A Hanna Barbera nesse quesito era realmente imbatível. Saudades de um tempo que não volta mais. Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Grande Pablo Aluisio, que prazer sua visita e comentário mano. Realmente, Hanna Barbera é tudo de bom. Forte abraço mano.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo!
    Que nostalgia me bateu agora rs Saudade de um tempo tão bom!
    Nós éramos felizes e não sabíamos né? Tantos desenhos maravilhosos e inesquecíveis. Os Smurfs era um dos meus desenhos favoritos, pica-pau eu me amarro, principalmente naquela musiquinha que ele canta rsrsrsrs... lembra de um episódio que ele entra em uma barbearia e entra um leão desesperado para que ele mudasse seu corte na juba kkkk e o pica-pau quando escuta a notícia pela rádio da fuga de um leão fica apavorado e no final fica os dois carequinhas? kkkkkkkkk tempo bom né amigo?
    Adorei a postagem. Parabéns!
    Também sou tua fã :)
    Beijão :)

    ResponderExcluir
  4. É, mano, mais uma coisa que a gente em comum, o gosto pelos desenhos (antigos!), curti muito todos esses aí e ainda vejo quando pego algum passando na tv. Agora o mais PHODA de tudo foi você lembrar do Carangos e Motocas...DO CARAMBA!...e eu não lembraria desse sozinho não fosse pela sua descrição e o nome dos personagens. Massa demais! (to até vendo um trechinho aqui no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=go0ny88183g.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Esse é uma maravilha, achei uns episódios pra baixar. Desenho bom é desenho antigo.

    ResponderExcluir