NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

domingo, 8 de dezembro de 2013

33 anos sem John Lennon



Eu fiquei me perguntando o quê exatamente ou sobre o quê falar nesse texto, pois não queria que essa data passasse em branco aqui no blog. De tempos em tempos, somos surpreendidos com caixas de CDs remasterizados, reedições, edição de luxo, edião de luxo para colecionador, livros, DVDs, documentários, filmes, isso se nos restringirmos aos materiais oficiais. Os lançamentos não oficiais sempre acabam saindo um vídeo no you tube, uma foto, enfim a lista é imensa. Enfim, tudo surge tão rápido que muitas vezes nem bem acabamos de conhecer um material recém-lançado e já aparece outro. Esse é o momento em que eu volto um pouco na idade da pedra lascada, uns 20 anos atrás quando eu dava os primeiros passos de assistir um vídeo, ou ler alguma resenha em um fanzine, sim, a gente sobrevive sem internet. Um belo dia, procurando por algo que me interessava em uma vídeo-locadora (um dia eu explico o que vem a ser isso) perto de casa, junto com amigos (que também compartilhava da Beatlemania recém-descoberta já beirando a doença) achamos essa fita de vídeo. Afinal, o que seria isso, filme, documentário? Foi assim que conhecemos um pouco mais de John Lennon.
Imagine, produzido em 1988 surgiu como uma resposta ao desprezível livro de Albert Goldman que falava mal de John do começo ao fim. Assim como tinha feito com Elvis também. O filme é o resultado de mais de 200 horas de gravação em filme, áudio, entrevistas, etc. John & Yoko filmavam tudo, um documento em vídeo do dia a dia de um gênio. Por mais que o leitor não simpatize com a Yoko, o lançamento desse documentário, assim como tantos outros que surgiriam no decorrer dos anos seguintes, só foram possíveis por vontade dela. Reais motivos à parte, se foi para manter a caixa registradora dos Lennons funcionando ou não, pelo menos para mim não importa. Nesse momento pertenço a turma do “nós que somos fãs de John agradecemos”!

O documentário é narrado por John, Yoko, tem depoimentos de Cynthia Lennon, Julian (filho de John e Cynthia), Sean (filho de John & Yoko) que no ano de 1988 ele participaria do filme Moonwalker de Michael Jackson, depoimentos de George Martin (o quinto Beatle), entre outros o jornalista e amigo Elliot Mintz. O documentário mostra e fala de John da infância até a vida adulta, na vida artística, o filme mostra dos Quarrymen, até o último disco solo em 80. Ainda mostra Lennon em casa, gravando (destaque para o take de "How Do You Sleep" música feita especialmente para Paul McCartney e com George Harrison na guitarra solo), desenhando, sendo entrevistado, em manifestações, sim, ele já fazia isso nos anos 70, o filme também mostra trechos de shows, enfim, é imperdível. Esse filme também teve um disco trilha sonora que alternava entre a fase Beatles e a carreira solo.

Bom, eu vou passar o fim de semana do 08 de dezembro assistindo esse documentário e ouvindo os discos de John. 

 

Milk and Honey – John & Yoko

Milk and Honey é um disco póstumo. Foi lançado em 1984. Gravado, segundo informações após as sessões de Double Fantasy. O esquema é o mesmo do Double: Uma faixa do John, outra da Yoko.

Lado 1

1.       I´m Stepping Out (John Lennon)

2.       Sleepless Night (Yoko Ono)

3.       I Don´t Wanna Face It (John Lennon)

 

4.       Don´t Be Scared  (Yoko Ono)

5.       Nobody Told Me (John Lennon)

6.       O´ Sanity  (Yoko Ono)

Lado 2

1.       Borrowed Time  (John Lennon)

2.       Your Hands  (Yoko Ono)

3.       (Forgive Me) My Little Flower Princess  (John Lennon)

4.       Let Me Count the Ways  (Yoko Ono)

5.       Grow Old with Me (John Lennon)

6.       You´re the One  (Yoko Ono)

Alguém até poderia perguntar para mim: Poxa, mas logo esse Baratta? Sei que o John tem ótimos discos gravados em vida.

Eu não conseguiria destacar uma música desse álbum. Todas (do John claro) são excelentes e de um alto astral incrível. Logo no início a “I´m Stepping Out” tem uma energia muito boa. O que nos leva a pensar o que estaria por vir em termos de discos de John após o Double Fantasy. Sim, sim, o Double Fantasy é o álbum da volta, mas no Milk and Honey, pelo menos para mim, as canções estão mais trabalhadas em termos de arranjos, a sonoridade Lennon está impecável. “Nobody Told Me” é um grande trabalho. Ah, sem mais, desse disco eu gosto de todas (do John).

6 comentários:

  1. Gosto muito do John Lennon. Mais um mito que nunca será esquecido.
    Adorei a homenagem Baratta!
    Um beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Oh Simone, agradeço sua visita e comentário. John Lennon era um cara e tanto, poeta, cantor, compositor, desenhista, assista esse filme Simone, vc vai gostar. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Puxa, eu também vi o Imagine através de uma fita VHS alugada em locadora, aquilo parecia um tesouro. Eu recordo que quando ia à locadora, a primeira estante para a qual me dirigia era a de musicais e sempre tinham pouquíssimos, então achar uma assim do John era o máximo.

    Quanto ao Milk and Honey, é um disco que eu gosto muito também, das faixas do John, óbvio, hehe.

    Detalhe: Grow Old With Me seria lançada no Anthology , assim como Free As Bird e Real Love depois de serem retrabalhadas pelo "Treetles", mas parece que eles não gostaram do resultado e ela não foi lançada.

    Abraço, mano.

    ResponderExcluir
  4. Aí que tá mano, as vídeo locadoras que nos quebraram um galhão né? Além dos Beatles, a locadora que tinha perto de casa ainda tinha o "That´s The Way It Is" do Elvis, sempre tinham uns musicais, mas é o que vc disse, bem poucos. Além do Imagine lá tinha o Compleat Beatles, praticamente o avô do Anthology. Agora Grow Old With Me chegaram a gravar ela ou trabalharem algo dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa é minha dúvida, já li algo dizendo que eles gravaram e não gostaram do resultado e outras fontes dizendo que eles não chegaram a gravar.

      Excluir
  5. Então, no cd Meet The Threetles só aparece a evolução de canal por canal da Free as a Bird e Real Love.

    ResponderExcluir