NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Acadêmicos do Tatuapé 2014 - Nota Deeeeeeeeeeeeeeeeeeeez!



Brincar, pular, se divertir no carnaval? Nunca! Em uma noite de sábado que compareci na quadra para um ensaio no final de janeiro, quando saí fiquei com a imagem de: organização, muito trabalho, seriedade, trabalho em equipe, nenhum detalhe era esquecido, ou não pensado. Uma entre tantas coisas que me chamou atenção foi que estávamos no final de janeiro, faltando um mês e pouco para o carnaval, eu estava (chegando) aquele dia e do nada me vem um integrante da escola todo sorridente me entrega um leque de papel de ótima qualidade (de impressão de ótima qualidade, trabalho na área, disso eu entendo) de um lado o desenho de São Jorge, dou outro a letra do samba enredo de 2014.
Só isso me fez comentar comigo mesmo: Poxa, eles pensam em tudo!




A Escola
Pegando carona no horóscopo, a escola nasceu em 26 de outubro de 1952, portanto seria de escorpião, igual a mim, visto que sou do dia 25. Escorpião é sinomino de forte, não desiste fácil das coisas, é insistente, quando se põe a fazer algo se joga de cabeça, entre outros.
Basta mencionar que foi campeã várias vezes nos anos 70, vice campeã, como toda escola teve altos e baixos e a retomada tem sido espetacular. 2012 estava no grupo de acesso, homenageou a cantora Leci Brandão com o samba "Da arte do samba, nasci pra comunidade, defesa e essência. Sou guerreira". Neste ano ficou em segundo lugar do grupo de acesso com 179,3 pontos, retornando para a elite do Carnaval paulistano. Então em 2013 a escola foi responsável por abrir a primeira noite de desfiles no Anhembi com o samba "Beth Carvalho, a madrinha do samba" que ficou em 11º lugar. Em 2014 o samba “Poder, fé e devoção. São Jorge Guerreiro” a escola ficou em 6º lugar. Bateria de primeira, nota dez, a melhor bateria de São Paulo. 


Ensaios e Desfile
Como eu comentei na outra postagem, a minha ala era a coreografada. Ensaio às quintas e domingos. Nem vi o tempo passar, já vieram os ensaios técnicos no Anhembi (sambódromo projetado pelo renomado Oscar Niemeyer foi construído e inaugurado em 1991. Antigamente os desfiles eram na avenida Tiradentes.
Último ensaio, faltei na missa e lá fui eu, pois seria o dia de pegar a minha fantasia. No dia do desfile. Como tenho a igreja, eu tinha ensaio com a turma da música na parte da tarde. A partir dali, dormir um pouco para estar inteiro para a noite toda (horário mais que habitual pra mim): Baratta, o morcego!
Chegada na quadra à meia noite, nossa escola desfilaria às 05:00 horas da manhã. Que clima na quadra senhoras e senhores. Muita gente já fantasiada, muita gente fantasiado pela metade, de repente nosso chefe nos chama para a maquiagem, um grande encontro, um grande evento.
De repente estamos dentro do ônibus, para ir pro sambódromo. A concentração, a peça final da fantasia (o cavalo) a formação da ala. E: O ÚLTIMO ENSAIO! Frio na barriga, tensão, o pé doendo (pornao estar acostumado com o sapato), letra do samba na ponta da língua... e a reta final que saía do estacionamento do Anhembi, atravessaria uma rua e já entraria no sambódromo.
Um telão gigantescojá mostravam as imagens, o samba já tocando a milhão. Pelas caixas o som bem definido, qualidade de cd, ops, de vinil importado 180 gramas.
Os portões, seguranças e AVENIDA!



Dali pra frente, foco na coreografia, samba na ponta da língua, não dar tchau pra a TV, atenção e a avenida segue.
O pé ainda doendo, a alça do meu cavalo tentando cair, a minha lança caiu, eu tremi de medo, alguém tirou foto de mim, uma moça japonesa, quanta coisa pra recordar. Meus amigos da minha ala, me passando segurança, por estarem ali, por estarem radiantes de felicidade, com o sorriso de orelha a orelha.
De repente o estúdio da Globo e os portões da dispersão. Formos para o lado e saímos na Marginal Tietê. Aí sentei no meio da rua, tirei o sapato, reclamei de dor no pé (sempre reclamão e chorão) fiquei puto comigo mesmo, pois eu podia ter feito melhor, não deixar a lança cair, podia ter dado um jeito no sapato, mas a ficha demorou a cair.
Indo pra casa foi legal entrar na padaria de blusa da fantasia, de bermuda, com a cara pintada com tinta vermelha e muito glitter da maquiagem e pedir pão e cigarro.
Domingo (fora da área de cobertura). 




Apuração
De repente eu ligo a TV e Tatuapé estava em 3º lugar. E lá estou eu pela primeira vez na história acompanhando uma apuração das escolas de samba. É tenso ver sua escola em terceiro à frente de muitas escolas de samba tradicionais de São Paulo, e como foi dito no site G1 “Sem quesito Evolução, Acadêmicos do Tatuapé seria campeã em SP”.
Carnaval é tudo de bom.
 

 
Fonte:






4 comentários:

  1. Baratta, arrasou!!! Curti o post! Perfeito! Bjks, Eliana http://elianabariel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem Baratta!
    Você deu sorte à escola. Imagino a emoção.
    Um beijão :)

    ResponderExcluir
  3. Massa demais, mano. Eu sempre acompanho o desfile de algumas escolas do Rio, em especial a Mangueira, na qual ainda pretendo tocar tamborim um dia, hehe. O teu texto e o detalhe do sapato, me lembrou do livro do Lobão no trecho que ele narra quando desfilou na Mangueira exatamente tocando tamborim na bateria. É hilariante, se tiver oportunidade de pegar ou livro ou achar aí na net vale a pena ler, pelo menos esse trecho.

    Grande abraço! Parabéns pelo post e pelo desfile!

    ResponderExcluir
  4. Poxa mano, esse livro do Lobão eu to querendo há tempos. Agora eu fico imaginando o texto sobre o desfile da Mangueira. Valeu pela presença e comentário de sempre mano.
    Super abraço!

    ResponderExcluir