NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Minha história com os Beatles – Parte 2 Vídeos

 



Fotos meramente ilustrativas, apenas a do Imagine de 88 é minha, as outras eu garimpei na internet para mostrar quais foram as que me inciaram na Beatlemania em vídeo. 

Terminei minha última postagem com o parágrafo “Voltarei nos próximos dias falando do que eu conheci ao longo dos anos na categoria de bootlegs, os discos não oficiais. Termino esse texto dizendo: a fonte Beatles nunca esgota!!!”

Eu sabia que teria que escrever outro texto falando sobre os bootlegs, o que é um universo infinito, mas seguindo uma ordem das minhas descobertas sobre Beatles, posso classificar em:

1-      Discos (oficiais)

2-      Revistas, matérias de jornal e fanzines

3-      Vídeos (oficiais e não oficiais)

4-      Bootlegs (áudio em CDs não oficiais)

Pularei o item dois, talvez eu fale sobre esses materiais algum dia. Falarei hoje sobre os vídeos. Como mencionei no texto anterior, até 1986 eu não tinha lá muita referência sobre Beatles em vídeo. Os programas de clipes que passava na TV como “Som Pop” e “Super Special” quando passava algo de Beatles eram clipes  do Paul McCartney: “Pipes Of Peace”, No More Lonely Nights”, “Press” e “Say, Say, Say”, talvez eu ainda tenha visto o “Tug Of War”, mas sinceramente não me lembro. Clipes da primeira metade dos anos 80 que eu lembro que eu assistia quando era moleque eram das bandas: KISS, Scorpions, Van Halen, Deep Purple, Iron Maiden, Michael Jackson entre muitos outros, mas, nada de Beatles. Havia um programa na TV Gazeta chamado “Clip Trip” que eu lembro como se fosse hoje de passar algo do George Harrison, mas não me atentei a qual na época.

Como mencionei no último texto, o amigo da escola adquiriu um vídeo-cassete e na locadora perto de nossas casas tinha o Imagine do John Lennon de 1988 e o Yellow Submarine. Eu sabia que havia passado algo de Beatles na Manchete, mas não sei em que ano. Outro amigo, o Vanderlei, tinha os filmes Help, A Hard Day´s Night e me gravou esses filmes, outro dia na galeria do rock eu peguei um anúncio de uma loja que iria exbir o filme Let it Be em uma TV em um sábado a tarde (agora estou na dúvida se eu já conhecia o filme de uma fita VHS que eu tenho até hoje) ou se vi o Let it Be nessa loja primeiro e depois comprei a fita com o filme. Quando eu tinha TV por assinatura (que na época todo mundo falava TV a cabo) em 1998 programei o vídeo cassete para gravar o Imagine e eu crente que era aquele de 1988, mas não, era o Imagine Promo Films de 1971, que eu não conhecia. Ainda dessa época eu gravaria o “The World Tonight” um documentário sobre o disco “Flaming Pie” do Paul. Tempos depois eu teria a felicidade deencontrar e comprar esse CD original em uma loja perto de casa. Rockshow do Paul foi uma bela descoberta também, tanto que a pegada das músicas no filme está bem mais intensa do que as músicas dos discos Speedy Of Sound e Venus And Mars, discos que devo confessar que ouço muito pouco. O meu argumento é: assisti ao filme Rockshow antes de conhecer esses discos. Outra descoberta bacana foi o filme Two Of Us do ano 2000, dirigido pelo Michael Lindsay-Hoog que dirigiu o Let It Be em 1969 e lançado em 1970. Ainda com o amigo da escola tivemos o imenso prazer de assistir ao “Complete Beatles” de 1982, documentário que escrevi um texto em 2017 aqui no blog que pode ser lido seguindo esse link: https://blogdobaratta.blogspot.com/2017/07/the-compleat-beatles-o-avo-do-anthology.html . Em 1995 todos meus amigos falavam do Anthology na TV Globo, mas eu não pude assistir. Época de vacas magras em casa e eu não consegui ver naquela época. Entre 1996 e 2000 eu trabalhei como Office boy e (enrolão como sempre) ia muitas vezes em uma loja chamada Magical Mystery Club na Galeria do Rock aqui em São Paulo. Lá que adquiri os VHSs do RockShow, Imagine de 1988, fanzines que guardo até hoje e as VHS do Anthology que seria o total de 8 fitas, mas eu comprava uma por mês ou a cada dois meses, não consegui completar as oito. Anos depois eu começo a namorar (emprestei meus discos do Paul McCartney de propósito pra ela gravar em k7 pra ela) e começo de namoro ela diz que tinha gravado os Anthologys da Globo na época em 1995, aquele que eu não tinha visto. Meio diferente dos que que eu tinha nas fitas separadas, tomei um susto e chorei vendo o Paul, George e Ringo se abraçando e filmando a si mesmos no final do clipe. Com o amigo Luiz Antonio do fã clube Cavern Club fiquei conhecendo o Let It Be outtakes, imagens raras que não entraram no filme oficial. Anos mais tarde consegui o Chronicles, 3 dvds com outtakes do Let It Be. No meio de comentários em uma postagem no saudoso Orkut, conheci a saudosa e querida Lizzie Bravo, eu tinha comentado que não conhecia o filme Magical Mystery Tour, ela comentou que faria uma cópia pra mim em DVD e enviou para a minha casa um DVD com a cópia do filme, no mesmo DVD uma reportagem sobre os Beatles na Índia e uma foto que ela tirou do Paul no Maracanã na primeira vinda ao Brasil. Anos depois a conheci pessoalmente e conversávamos algumas vezes pelo Orkut, mais tarde pelo Messenger do facebook. Um dia andando com a namorada de loja em loja, em uma barraquinha de DVDs achei um de clipes chamado Chronology vol 1, tempos depois, em outra barraquinha e numa baita sorte consegui o vol 2. Vale a pena ressaltar que esses dois títulos eu nunca mais vi em lugar algum. E muito antes do que sairia oficialmente no DVD “1”. O show do Lennon no Madison Square Garden eu não me lembro muito bem se gravei da TV ou comprei o VHS. Em 2006 eu comprei meu primeiro computador e com o passar dos anos apareceriam um monte de documentários sobre os discos do Paul. Conseguir todos os clipes do Paul, do George foi um trabalho de anos. Ainda me falta uma cópia decente do acústico do Paul na MTV. Um tempo atrás o amigo Robert do blog Rock N´ Geral me presenteou com DVDs do Paul e anos mais tarde me presenteou novamente com dois DVDs um do Rockshow e outro do Gimme Some Thrut do John que eu havia conhecido algum tempo atrás de um vídeo no you tube. De alguns anos pra cá fomos ainda presenteados com documentários como o Above Us Only Sky, o DVD com o filme Imagine de 1988 com extras, procurando acabei achando e baixando o Wings Over Australia, documentário Movin On, One Hand Clapping, outro documentário só sobre a gravação da faixa Rockesta Theme do disco Back To The Egg do Paul, o filme “Give My Regards do Broad Street”, Living In The Material World documentário sobre o George, o U.S. VS John Lennon excelente documentário que mostra o lado ativista do John, a fonte Beatles não esgota. Há muitos anos se falava e se clamava por uma reedição decente do Let It Be e fomos presenteados com o mega projeto Get Back que dispensa comentários. O armazenamento desse vasto material, pelo menos pra mim foi mudando de VHS para CD, DVD, uma ou outra coisa no computador e pen drive. Confesso que não me interessei a ir atrás de filmes como BackBeat, Across The Universe, O Garoto de Liverpool e Yesterday (que foi muito comentado). Apenas assisti, gostei muito e recomendo o Birth of The Beatles de 1979 que fala do início da banda até o sucesso depois que começaram a gravar na EMI e o I Want To Hold Your Hand (Febre da Juventude) de 1978. John E Yoko – Uma História de Amor de 1985 e dublado é outra pérola que eu queria encontrar. Mais duas pérolas, que eu não tenho mais visto em lugar nenhum, são os shows dos Beatles no Japão em 1966. As vezes tenho a sensação de que a gente nunca vai ter tudo, mas tentar a gente tenta.

Um beatle abraço do Baratta.


2 comentários:

  1. Mais um baita relato, Baratta! Desses filmes aí sugiro o "BackBeat" e "O Garoto de Liverpool".

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Thiago, vou ver se consigo esses dois que me indicaste. Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir