NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Proteja quem daria a vida por você - Fogos de Fim de Ano




Na próxima semana começam as malditas festividades de fim de ano. Época em que todo mundo é amável, amigável, simpático, falso, comilão e barulhento. Barulhento eu disse? Sim, barulhento querido leitor, seguidor, comentarista. Na inocência minha de quando eu tinha uns 4 anos, eu não sabia, mas algo mostraria que eu não estava errado. Estava eu em uma das festividades de fim de ano na casa dos meus avós, eu com 4 anos, completamente aterrorizado pelos fogos, chorando, com medo no colo da minha mãe e não deixei de notar alguns tios meus rindo, olhando pra mim e dizendo: Não é nada! Não é nada uma porra, eu diria hoje.
De que vale fogos, morteiros, bombas, rojões numa hora que estamos desejando feliz natal ou feliz ano novo para nossos entes queridos e amigos? Pra que? Quase não se escuta o que a outra pessoa fala. Acho que é por isso que as pessoas se abraçam e falam no ouvido, porque os fogos atrapalham. Além disso existem crianças, pessoas internadas, pessoas enferma em casa, idosos...
Para quem tem animal doméstico cachorro, gato, iguana, passarinho, tigre, os fogos podem até causar um trauma no bichinho. Não digo animal, pois animal é quem solta os fogos. Porém andei pesquisando algumas táticas para ajudar nossos amiguinhos nessa hora que eles tanto precisam de nós, pois na hora que precisamos deles eles estão sempre do nosso lado.
·         Não deixe seu cão na coleira, ele vai tentar se soltar isso pode até provocar ferimentos.
·         Tente achar algum local seguro para ele, uma caixa de papelão ou embaixo da sua cama, o importante é que ele se sinta seguro.
·         A companhia do dono é o que mais traz segurança pro seu amiguinho.
·         Se ele é acostumado a estar entre pessoas, deixe o no meio da galera até os fogos passar.
·         Portões e portas fechados, é nessa época que muitos fogem porque estão assustados.
·         Alguns se descontrolam e vão fazer xixi ou cocô onde não deve. NÃO BRIGUE, nem grite com ele, pois ele não tem culpa.
·         Alguns medicamentos de procedência fitoterápica existem, porém que seja receitada por um médico veterinário.
Os fogos causam desconforto auditivo, além do cheiro de pólvora que fica no ar a madrugada inteira. Mas infelizmente é assim.  

7 comentários:

  1. Pois é Baratta, já tive um lindo cão, o mais bonito que já tive, bege clarinho, enorme, que nasceu sem rabo (cotó) que morreu enforcado ao pular dobre um galho de goiabeira para tentar fugir ao barulho de fogos em um dia de final de jogo de futebol...
    Hoje a Mocinha, minha cadela, não os teme, no primeiro natal e ano novo que passamos com ela a trouxemos para dentro de casa a abraçando durante os fogos, o que repetimos todos os anos, e resultado mesmo em dias de jogos onde a turba ignara gasta rios com fogos ela se sente segura. Mas noto pelos dos vizinhos o tormento que se dá.

    http://prajlap.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Espero que muitos leiam e tomem uma atitude!
    Se até para minha máquina fotográfica os fogos são perigosos (podem trincar as lentes), imagino os sentíveis ouvidos dos cachorros e gatos, em especial.
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  3. Grande Djair, que prazer irmão sua visita e seu comentário. Sinto muito pelo cão que morreu vítima dos fogos. Sinto mesmo. Eu passei a ter um carinho enorme pelos animais depois que ganhamos a Susie. Dê um super abraço na Mocinha. Feliz Natal amigo.

    ResponderExcluir
  4. Antonio Guilherme, obrigado pela visita e comentário. Teve um ano em que várias pessoas ficaram feridas em uma queima de fogos em uma praia, não me lembro qual exatamente, mas foi noticiado em telejornais. Mas é aquela coisa né? Vamos nos preparando para a inútil queima de fogos nessas festas de fim de ano. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da postagem!
    Também não gosto das festas de fim de ano e também odeio esses fogos. Isso assusta até fantasma kkkkkk
    Agora sobre os cãozinhos, gostei muito da dica. Eles realmente ficam agitados, assustados e essas precauções podem ajudar a salvá-los. Parabéns pela dica!

    Um beijo grande amigo!!
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  6. Oi Simone, eu até gostava dos fogos, achava um espetáculo bonito de se ver, nem tanto de se ouvir. Mas depois da Susie, o quanto eu vejo ela aterrorizada aqui em casa, literalmente tremendo lembrei de mim mesmo com 4 ou 5 anos. A gente não tem pra onde correr nem escapar.

    ResponderExcluir
  7. Aliás Simone, obrigado pelos votos de feliz natal. Se cuida linda, beijo.

    ResponderExcluir