NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

domingo, 11 de agosto de 2013

Censura


Quem assistiu TV nos anos 70 e 80 lembrará-se dessa imagem sempre exibida antes do início de algum programa ou filme. Logicamente que estamos falando de um tempo em que só havia TV aberta. Hoje em dia vivemos um tempo de (termo meu): Censura Vigiada. De repente virou moda em que quase tudo pode ser mostrado, falado, comentado, exibido, etc. Ultimamente não ando assistindo muito TV, culpa do computador. Mas de tempos em tempos acabo dando aquela (girada) nos canais para ver o que acontece.
Analisemos primeiramente uma característica importante: Horário. O reality show Big Brother Brasil (com todo o seu mau exemplo de traição, puxação de tapete, falar pelas costas e participantes do sexo feminino todas em sua maioria – gostosas e futuras capas da revista  Playboy ou atrizes, entre outras) tem o seu horário de exibição depois da novela (antigamente em um passado não muito distante) chamada de novela das oito que começa as nove. A última novela era ambientada em uma casa, como diria Juca Chaves: Onde vão se encontrar os meninos maus das famílias boas com as meninas boas das famílias más. Quer dizer: Puteiro! Na época da novela estava eu na padaria comprando cigarro e pão e a TV ligada na novela. Na cena, uma gostosa dançando no pole dancing. Fiquei pensando: não tá devendo quase nada para a saga de filmes Emanuelle, só tá faltando mostrar bunda e peitos.
A última novela Amor a Vida vai um pouco mais além. Os diálogos assustam, coisas do tipo que a personagem Perséfone dizia a amiga que  “...do jeito que ela tava não precisava muito, ela já abaixava a calcinha!”  personagem que tem como meta de vida perder a virgindade. É uma situação constrangedora assistir isso ao lado dos pais, filhos, etc.  Você que está lendo deve estar pensando: Pô Baratta, pra quem diz que não gosta de novela, até que tu tá por dentro da novela. Engano. Assisto apenas aos sábados, não por vontade minha.
O que me preocupa é que crianças estão assistindo e vendo diálogos assim. Tudo bem, antes de cada programa existe uma classificação indicativa, mas não adianta nada. A exposição do sexo está uma coisa muito forte hoje. Se a criança ou adolescente não vê na TV, claro, vê no computador ou na casa de algum amiguinho. Mas ainda o que me preocupa é que há 20 anos não se mostrava TUDO como hoje estão mostrando na TV. Não só na TV, mas em histórias em quadrinhos também. As heroínas (feminino de herói no plural) estão a cada dia mais gostosas e com menos roupa. 
Dentre todas as perguntas que me faço, destacam-se: Para exatamente o quê estamos caminhando? Onde tudo isso vai parar? Qual a solução pra tudo isso?
Superexposição do sexo. Estão fazendo isso muito errado!

5 comentários:

  1. Pois é caro amigo, estou contigo!
    Eu ultimamente, desde que tenho computador, não assisto tv... aliás, nem me faz falta. Mas sinto falta da época em que tudo era mais 'puro' e 'inocente'. Hoje em dia, há muita exposição mesmo. O 'sexo' está em evidência em quase tudo: tv, internet, revistinhas (como vc mesmo disse), em tudo! Ainda bem que eu não tenho filhos e não preciso me preocupar com isso. Mas como vc mesmo comentou, é chato assistir uma novela perto de seus pais, tios ou seja lá quem for, onde só se falam besteiras e coisas vulgares. Mas esse é novo tempo! E há quem goste, infelizmente.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é Simone. Se isso for uma mudança natural de comportamento da sociedade, me dá medo onde vamos parar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bicho, não ver tv é uma benção nos dias de hoje. O problema não é nem só a tv especificamente mas o que fazem fora dela também, a perda de valores (to parecendo uma velha beata falando,né? huaua), outro dia fui numa festa e tinha uma criança de uns 8, 9 anos cantando um funk no microfone, daqueles bem cabeludos e todo mundo achando lindo. Não concordo com essa censura aí, mas com o bom senso de cada, porém, num mundo onde só o dinheiro importa e o sexo, por exemplo, é um dos principais produtos a serem vendidos que se há de fazer?

    ResponderExcluir
  4. Então mano, o fim disso tudo que eu vejo é como no filme, não tenho certeza do título, "A História do Mundo" da turma do Monty Python em que um professor entra numa sala de aula e acho que é uma aula sobre o casamento, algo assim. O professor chega, conversa com a esposa, coisas do dia deita na cama e manda ver... algo assim hehe

    ResponderExcluir