NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Notívago

A foto de capa do nosso blog já dá uma ideia de como as coisas funcionam por aqui. A frase “Pra quem funciona melhor a noite” já entrega de vez o fato que este pobre infeliz, mais pobre que infeliz que vos escreve é um notívago. Não, não é contagioso. Não, não é todo mundo que aguenta viver com morcego.
A primeira vez que ouvi a palavra “notívago” foi dita por Priscilla Presley no Programa do Jô em 2012. Até então desconhecia a palavra. Pessoas que trocam o dia pela noite. Quem me conhece pessoalmente ou virtualmente sabe que essa palavra tem muito a ver comigo. Pessoas normais levantam cedo, vão trabalhar de manhã, muitas vezes enfrentando trânsito, ônibus, metrô ou trem lotados, engarrafamentos, aos que dependem de ônibus alternam a viagem com aquele sono, chegam ao trabalho, almoçam por volta do meio dia (tanto que meio dia é mais conhecido como horário de almoço), talvez um café da tarde, no final da tarde ou começo da noite, voltam para seus lares, chegam por volta das 20 horas, tomam banho, jantam, veem TV e por volta das 23 horas ou um pouco depois vão dormir. Note que eu disse no começo da frase anterior, (pessoas normais). Sim, porque o mundo funciona durante o dia. É quando o comércio está aberto, horário comercial.
Aí vem uma pessoa como eu. Que trabalha à tarde, o que possibilita marcar algum médico, ou resolver coisas durante a parte da manhã. Então como eu trabalho à tarde, não tenho a necessidade de levantar tão cedo, ou ir dormir tão cedo. É aí que mora o problema. Profissionais da saúde dizem que trocar o dia pela noite é prejudicial e provoca sono durante o dia, queda no rendimento escolar, esquecimento, mau humor, a lista é enorme. Principalmente os adolescentes que ficam no computador seja em redes sociais, ou vídeo game, são os que estão propensos a ir mal na escola e em tudo que é atividade. O que ainda não é o meu caso.
O meu caso é justamente trocar o dia pela noite. Como trabalho no período da tarde, quando acordo é hora de tomar um banho, almoçar e ir para o trabalho. Almoçar? Sim, de manhã eu estava dormindo. Com um pequeno detalhe, eu levanto de manhã, tomo café da manhã e volto pra cama. Enfim, acordo, almoço, vou trabalhar, café da tarde quase noite, nisso quando vou chegar em casa é 23h00 ou mais. Como acordei tarde, o horário de 23h00 pra mim é normal. Eu pelo menos estou ligado no 220w. Aí é a hora em que eu vou para o computador, ou DVD para ver um filme, ou ouvir um disco, mas... O mundo funciona de dia, então não dá pra tocar violão depois da meia noite, ou ouvir disco sem fone de ouvido, é complicado.
Várias pessoas famosas têm seus hábitos iguais aos meus. Jô Soares é um que confessa no vídeo em que ele dá um breve relato sobre seus costumes. http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/v/jo-soares-costuma-trocar-o-dia-pela-noite/2519482/
A dupla de compositores mais famosa do Brasil Roberto e Erasmo Carlos também já falaram que compõem durante a madrugada.
Nós os notívagos durante a madrugada temos disposição pra tudo, pois é um horário normal pra gente. De madrugada é quando eu geralmente escrevo para o blog, ou edito postagens, descarrego fotos da câmera no computador, organizo meus mp3, ou qual cd eu vou levar para ouvir no trampo no dia seguinte. Infelizmente não dá pra telefonar para os amigos para bater aquele papo, ou ir à casa de alguém para tomar um café... Mas a internet junto com as redes sociais, a gente acaba achando os amigos para bater papo. Interessante é que quando eu falo oi, a pessoa do outro lado diz: me pegou de saída. Né, Robert Moura?  Hehe. Pra ele eu vivo em horário japonês. O que levou a gente a ter uma ideia, como viver em horário japonês sem sair do Brasil.
Agora, difícil é durante a manhã, quando você está pegando no sono, ter que ouvir o dia acordando: portão do vizinho abrindo, vizinho ligando o carro a álcool até esquentar pra sair, portão automático batendo, lixeiro passando, Kombi vendendo cândida que passa a 10 Km/h e parece que sempre resolve parar na sua porta, campainha que toca, buzina da perua que vem buscar o filho do vizinho pra escola, gente que passa falando alto perto da sua janela, panela de pressão que a mãe coloca sempre de manhã, panela de pressão é uma coisa que eu escuto a quilômetros de distância. Poderia ser pior sim, morar ao lado de uma escola infantil, aí lá pras nove horas da manhã é a hora em que a criançada literalmente pega fogo.
Baratta

4 comentários:

  1. Bicho, o pior é que eu sou notívago (eu já to com peso na consciência de estar saindo toda vez que você entra, ahuahua), mas com a minha rotina atual tá impossível, e olha que eu também não sou de dormir muito, acontece que chega uma hora que o corpo pede cama (como agora, por exemplo, hehe). A noite é melhor pra quase tudo, tocar, ouvir música, ler, ver filme, mexer na infernet, e outras cositas más que não convém citar aqui, hehe.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, pois é mano, eu bem lembro de quando tu era do movimento. Bate papo pela internet com o bom e véio Brita como trilha sonora. uauahuah

      Excluir
  2. rsrsrsrs... é eu já fui uma 'notívaga' kkkk e te digo, sinto falta sabe. Na madrugada tudo é mais gostoso.
    Agora trabalhando e acordando cedo, fica difícil madrugar... mas eu adoro a noite e fazer tudo nesse período. Acho que nos dá mais inspiração para muitas coisas.
    Adorei a postagem Baratta! Você sempre abordando assuntos interessantes e que nos prende na leitura até o fim. Além disso, nos diverte muito.

    Um beijão e um ótimo fim de semana :)

    ResponderExcluir
  3. Ae linda, haha, obrigado pela visita e comentário. Realmente é complicado. Mas acho que a característica nossa de notívago tá meio que no sangue. Elvis era notívago. rs.
    Beijo

    ResponderExcluir