NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Desenhos e Filmes Animação 3D / Personagens Secundários



Recentemente tenho assistido a vários desenhos e animações produzidas do ano 2000 pra cá onde tenho me espantado com a qualidade e o cuidado que resultam no final em produções fantásticas. E o melhor de tudo: recomendado para crianças de 8 a 80 anos. Sim, sempre fui um fã confesso de desenhos animados. Escrevi esses dias atrás que os meus preferidos são os desenhos antigos. Mas os novos ultimamente são de uma qualidade excepcional. 

Comparando o desenho O Rei Leão de 1994, para a época é um marco. A riqueza nos detalhes das sombras, animais caminhando, correndo, reflexos na água, movimentos em geral, já era um começo de produções mais cuidadosas e excelentes.
Em 2002 tivemos o filme Era do Gelo, da 20th Century Fox. As expressões dos animais, proporção, pele dos animais, o mamute, toda a geleira vista na animação é de cair o queixo. 

Carros de 2006 foi algo que assisti e me apaixonei imediatamente. Todas as peripécias do Relâmpago McQueen e sua (nova) turma agitam uma Radiator Springs esquecida no mapa, porém não por muito tempo. Pra quem gosta de carros de corrida é uma excelente animação em 3D. Assista também a Carros 2. Filme com a mesma turma, porém em um ritmo de espionagem digna de colocar James Bond como um mero estagiário de serviços de espionagem. 

Meu Malvado Favorito de 2010 é um filme também em 3D que se prestarmos atenção enfatiza a questão da família. Claro, entre tantos acontecimentos engraçados, ou de suspense que acontecem no filme, há um espaço para a reflexão de como a família é importante. Há também o Meu Malvado Favorito 2, recomendo os dois, lógico. 

Enrolados. Esse é uma obra prima. Trata-se da história de Rapunzel, isso mesmo. Rapunzel, aquela das: Jogue suas tranças. Apesar da história se passar em sabe se lá em que século, o filme tem uma linguagem bem de acordo com os dias de hoje. A desenvoltura nos diálogos é uma característica bem legal do filme. Além disso, a perfeição nos detalhes dos movimentos, as expressões dos personagens e outras particularidades como o reflexo das lanternas, folhas de árvore, as matas, estrelas, ou seja, tudo é muito bem feito. O público infantil é um público exigente e observador demais. 

Aviões (2013). Foi bom eu assistir esse filme antes de terminar e publicar essa postagem. Aviões é o alternativo para o Carros de 2006. Esse é novinho em folha, filme de 2013 que conta a história de Dusty, um avião pulverizador em plantações que sonha em participar de uma corrida aérea ao redor do mundo. Dusty não foi fabricado para competições. Mas isso não o impede de correr, ops, voar atrás de seu sonho.
Personagens Secundários
Indo um pouco mais além, outra característica interessante é o fato dos personagens secundários muitas vezes roubar a cena do desenho/filme ou animação.
No Rei Leão tem a dupla Timão e Pumba, um suricate e um javali respectivamente se metem nas maiores aventuras, cantam, correm e fazem piada o tempo todo. O javali é inocente e muito amigo, já o suricate é esperto e articulador. 

Na Era do Gelo, um esquilo dente de sabre chamado Scrat quase se mata toda vez que tenta salvar o seu bem mais precioso: Uma noz. Vale tudo com direito a roladas cinematográficas pelas montanhas de gelo entre outras aventuras. 

Em Carros de 2006, o personagem secundário que faz mais sucesso (pelo menos pra mim) do que o personagem principal, o Relâmpago McQueen carro de corrida favorito a ganhar a tão famosa Copa Pistão, é o guincho caipira Tom Mate. Segundo o próprio é igual tomate, só que separado Tom Mate. De fala engraçada o Tom Mate é muito amigo, dá uma de cupido entre McQueen e Sally, a promotora de Radiator Springs e como diversão gosta de ir pro campo bem tarde da noite e assustar os tratores que se assustam . E o sonho dele é voar em um “heliocóporo”. 

Em Enrolados de 2010 dois personagens secundários auxiliam muitas vezes os personagens principais. Pascal, um simpático e espertíssimo camaleão de estimação que vive no castelo com Rapunzel é seu único amigo, confidente, ajuda sempre que ela precisa e tem expressões faciais fantásticas. Pascal não tem nenhuma fala, porém seu papel no filme é importantíssimo. Há também o cavalo Maximus. Cavalo do reino de onde Rapunzel foi roubada quando ainda bebê. O cavalo vai seguir o rastro de Flynn Rider, bandido que anda com mais dois bandidos e estão atrás de uma tiara. Não, não vou contar tudo não.


No mundo das competições dos Aviões de 2013, o destaque fica por conta de dois personagens. Um é o caminhão de combustível Chug. Esse é o amigão de todas as horas e vai dar toda a força que Dusty precisa para realizar o seu sonho. Outro que rouba a cena é El Chupacabra, isso mesmo! Um avião mexicano, muito talentoso, conquistador, cantor e não o tire do sério, ou ele lhe dará a sua famosa balançada de capa. 


Meu Malvado Favorito de 2010 também tem personagens secundários. Aliás, os personagens desse filme lideram o top 10 dos personagens secundários que acabam fazendo mais sucesso do que os personagens principais. São os Minnions. Sim, não é um. É uma turma, centenas deles. São seres amarelos, mais parecidos com aqueles comprimidos, tipo antibiótico. Eles são ajudantes de Gru, o protagonista do filme. Os Minions são engraçados e é impossível não rir junto com eles. São como crianças que gostam de brincar, tudo é motivo para rir e eles topam qualquer parada. Virou uma febre mundial. Digite Minions no Google imagens. Aliás, os Minions terão um filme só deles que está previsto para 2015.

Por falta de um eu recomendo esses seis filmes. Filmes que eu assisti, mais de uma vez e fiz questão de ter.

8 comentários:

  1. Bem legal a postagem Baratta.
    Um beijo grande :)

    ResponderExcluir
  2. Baratta, meu brother, to me sentindo pelo menos uns 20 anos mais velho que você, eu não assisti a nenhum desses filmes, hehe, acho que em 3D então eu nunca vi nenhum. Tenho que me atualizar, ehhe.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande Robert, vou te dizer que até 2006 eu tbm não era ligado assim em desenhos ou animações, comecei a assistir de 2006 pra cá, isso que eu ainda não vi os Toy Storys e mais alguns. Mas pra isso tenho uma consultora especial que sempre me mantém atualizado rs. Que prazer vc por aqui mano, abraço

    ResponderExcluir
  4. To sempre na área, mano, agora um pouco mais devagar, mas quando entro confiro tudo.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a qualidade dos desenhos é de marcar profundamente. As histórias, os enredos, tem alguns que são melhores que muitos filmes. A trilogia do Shrek, por exemplo, é melhor que de muito filme por aí. Wall-E também é bárbaro!! Meu preferido é Irmão Urso. Pelo ensinamento de se colocar na pelo do outro. O Koda é um barato!!
    Muito boa sua seleção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Silvia pela visita e comentário, Wall E eu tbm gostei, EEEEEEEEEEEEEEva... rs
      Um abraço

      Excluir