NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

OS POSTERS DA SOMTRÊS



Quem viveu especificamente a década de 80, começo da década de 90 e é ligado em música, vai se lembrar do nosso assunto de hoje.
Se tem uma coisa que eu tenho uma imensa saudade é de ir até a banca de jornal e comprar um revista pôster da minha banda ou artista preferidos.
Mesmo sendo o eterno “juntador de tranqueira” como minha mãe carinhosamente me classifica, não, eu não tenho todos os pôsteres que adquiri ao longo desses (PUTZ 40 anos).
Sim, as revistas pôsteres da SOMTRÊS! Pelo que lembro tive bastante posters, isos me leva à primeira casa em que eu morei até meus 18 anos. Meu quarto era meu refúgio, do mundo chato, da escola, era onde eu compunha, fazia lá as minhas canções (a maioria uma droga) mas eu nunca estava sozinho, estavam quase todos lá: Beatles, Paul McCartney, Elvis, Kiss, Deep Purple, Led Zeppelin, Janis Joplin, todos os pôsteres na parede. A coisa chegou a um ponto em que já tava difícil de ver a parede. Geralmente eram revistas pôsteres, já vinham dobradas, e desdobrando-as, tínhamos fotos, biografia e por fim: o pôster.
Pendurar, fazer um quadro, ou simplesmente (pregar) o pôster na parede, perdia-se a revista. Não! O burro aqui nunca pensou em comprar dois exemplares, não tinha batido a neura do (eu preciso ter tudo).
Ainda com 8 ou 9 anos, me lembro que a hora mais aguardada do dia era a parte da tarde quando minha mãe ia até o mercado, assim quando ela chegasse, o poster já estaria lá pregado e dificilmente ou com um pouco de sorte da minha parte, ela não pediria para retirá-los.
Interessante é meu espírito quarteiro e pouco saleiro. Como concentrar todas minhas tranqueiras na sala? Pouco a pouco fui levando minhas coisas para o quarto, divros, discos, CDs, DVDs, hoje há um ano na casa (nova) algumas coisas estão na sala, outras no quarto, mas sei bem o quê exatamente está e a onde.
Dos meus 18 anos pra cá, deixe-me pensar: como diria o Renato Russo “Já morei em tanta casa que nem me lembro mais”, não exagerando mas estou hoje na 6ª casa. Sei lá quando vou mudar de novo, mas na maioria delas eu não coloquei pôster. Morar de aluguel é uma merda por isso. Mas você deve estar se perguntando: Ah Baratta, cresce pô, colocar pôster com 40 anos nas costas? Minha doce resposta: Deixa eu viver porra!
Hoje em dia alguns posters estão guardados, outros sei lá que fim tiveram. Mas as revistas pôsteres da SOMTRÊS eram bem elaboradas do início ao fim. Sempre com a biografia da banda ou artista, discografia com as músicas relacionadas (oxa, numa era pré-internet essa era uma das fontes para conhecermos a discografia de uma banda ou artista). Ainda é possível achar uma ou outra publicação à venda em bancas especializadas (sim existem bancas especializadas em revistas antigas), sebos e até sites de vendas. Pouco a pouco a internet foi matando a mídia impressa.

As revistas pôsteres da SOMTRÊS marcaram época. Abaixo algumas fotos do que sobrou, do que consegui pregar na última casa, e algumas outras que eu lembro que tive, as fotos (numerar) não são minhas, consegui em sites de vendas na internet.

Essa me dá uma certa pontada no peito. Talvez a única revista poster que marca a época que comecei a ouvir o KISS, como eu disse lá em cima "pôster na parede, perdia-se a revista". Pois é, devia ter comprado umas três dessa. 

Essa também dá uma pontada no peito, devia ter comprado umas oito.  Tinha um belo poster do Deep Purple. 

Essa eu tenho. 

Essa eu quero comprar de novo ainda, eu só lamento aqui né?

Esses eu tenho, estão todos guardados dobrados, um dia eu tenho minha casa!

Essa também tem história: Coloquei na parede perdi a revista, mas Elvis não deixaria barato, anos e anos depois (velho é ... deixa pra lá) acabei "herdando a revista novinha em folha" vai pra parede nunca mais, tá no plástico!


Nem todos são da SOMTRÊS,  mas mostra meu penúltimo quarto. Quarto de véio com espírito de moleque! E atitudes também, mas deixa pra lá. 

15 comentários:

  1. Poxa que legal Baratta!!
    Eu não fui tão inteligente quando morava em casa de aluguel rsrsr... Pois nessa época, eu também colecionava essas revistas (ô época boa rs) mas eu colava tudo na parede. E aí, você já sabe: me mudava e perdia tudo :( Fora uma enchente que enfrentei no início dos anos 2000 e perdi muito dos meus vinis, inclusive um álbum quádruplo de Frank Sinatra que até hoje lamento e bate tristeza. Enfim, que bom que você ainda tem os posters e revistas.
    Adorei a postagem, parabéns!!
    Um beijão no ♥

    ResponderExcluir
  2. Pois é né Simone? Poster não era lá muito alvo meu de coleção, mas quando aparecia algo na banca, eu comprava e já ia pra parede, pregava com tachinha mesmo, mas tudo bem. Sobre o álbum do Sinatra gostaria que me lembrasse da capa, se eu ver pego pra vc.
    Beijo do Baratta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa era vermelha com contornos marrom. Não me lembro direito, mas acredito que tinha uma foto pequena dele jovem com aquele chapeuzinho clássico que ele usava. Ela abria como um livro e dentro de cada aba haviam dois discos, totalizando 4. Ah, e atrás da capa havia um texto com toda sua biografia, mas inglês com fotos dele na infância etc...
      Era realmente uma raridade.
      Se você encontrar ficarei muito feliz.
      Um beijo ;)

      Excluir
    2. Vamos ver se eu acho nos sebos da vida, rs. Ás vezes sempre aparece.
      Beijo

      Excluir
  3. Nossa os posters!!!! Tinha a parede do quarto cheia deles!!! :) Não da Som três, mas de várias revistas, ou aqueles que eram comprados em banca só os posters, e mais encartes de discos, recortes de revistas... Saudades... Deles, do quarto, de como eu era mais fã...
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Grande Djair, realmente as revistas sem ser da SOMTRÊS também traziam fotos fantásticas de artistas e bandas. Encarte de disco também me lembro que um eu fiz de poster, pois a foto era muito legal. Também sinto saudades do meu 1º quarto e claro, dos posters.
    Obrigado pela visita e comentário.
    Abraço do Baratta.

    ResponderExcluir
  5. Puxa, alguns pôsteres desses são antológicos, é o caso do Lennon, eu não tenho, mas já vi em vários lugares, em especial, estúdios. Tenho uma foto em um desses estúdios mesmo que estou em frente a esse mesmíssimo pôster do Elvis aí. Quanto a ter 40 anos e colocar pôsteres, eu ainda não cheguei lá, mas continuo com os meus, hauha, tenho 3 no quarto (Beatles, RC e Paul) e vou pôr vários num quartinho aqui que vai ser meu estúdio caseiro, além de estar pensando em pôr uns lá na escola que só tem um relógio e um quadro de aviso nas paredes.

    Abraço, mano!

    ResponderExcluir
  6. Ae mano Robert, manda fotos pra mim dos posters no seu quarto, e quando ficar pronto também do seu estúdio caseiro.
    Quero ver, abraços.

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe onde eu posso comprar esse do KISS

    ResponderExcluir
  8. Valeu por essa célebre lembrança dos anos 80 ô Baratta, sê a re-
    vista Somtrês, salvava o Rocker no quesito informação, o que di-
    zer de um superposter gigante contando toda história das bandas,
    incluíndo discografia ano a ano e fotos de discos importados e iné-
    ditos no Brasil? Era demais mesmo, se considerarmos uma época
    aonde nem se sonhava com a Internet e as informações vinham de fontes estrangeiras via as gravadoras que representavam as
    bandas aqui em nosso país. Lembro-me do primeiríssimo poster
    Somtrês quando foi lançado em Setembro de 82: Black Sabbath,
    com o slogan ´a explosão do Rock macabro´, onde o texto que
    conta a história da banda foi escrito por Paulo Ricardo De Medei-
    ros, isso mesmo, o Paulo Ricardo do RPM, que nessa época era
    jornalista da revista Somtrês.

    ResponderExcluir
  9. Baratta, vc está no grupo "Vinil e LPs colecionadores" do Face? Vc é o Baratta McCartney? Eu sou Alvaro Az do referido grupo e tb tenho um blog - AmizaDEvinil.blogspot.com - vamos pôr um link pro blog do outro?
    Eu tenho algumas revistas da SOmTres se lhe interessar podemos fechar uma venda ou mesmo uma troca. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alvaro, sou eu sim, perdão pois só vi seu comentário hoje, estava meio afastado do blog, mas estou voltando com força total agora. Um abraço, já estou acessando seu blog, irmão.

      Excluir
  10. Realmente, esses posteres eram alucinantes. Tenho um do Black Sabbath. Está colado em uma moldura, mas já bem desbotado o pobre. Lembro bem de um do Ozzy, foto da época do Speak of the Devil. Era sinistro.

    ResponderExcluir
  11. Oi Alvaro, sou eu sim, perdão pois só vi seu comentário hoje, estava meio afastado do blog, mas estou voltando com força total agora. Um abraço, já estou acessando seu blog, irmão.

    ResponderExcluir