NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Tim Maia: Leia o Livro, Veja os Vídeos, Ouça os Discos



Falar sobre Tim Maia, eu pelo menos sou suspeito, pois gosto de Tim Maia antes de Tim Maia virar modinha como virou de uns anos pra cá. Assim como acontece no Brasil, acontece no mundo todo, só se fala ou se presta uma homenagem a um artista ou personalidade, depois que o artista ou personalidade vem a falecer. Tim faleceu em 15 de março de 1998 e deixou um legado que até os dias de hoje é apreciado por fãs e vem ganhando fãs novos que estão redescobrindo seu trabalho. Ressalto ainda que espero pelo filme sobre o Marvin Gaye até hoje. 

Em 2007 o brilhante Nelson Motta escreveu o livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia. Na época (eu fui testemunha disso) muita gente na rua andando com o livro do Nelson Motta debaixo do braço, todo mundo leu o livro... Ainda em 2007 a Globo exibiu o programa Por Toda A Minha Vida, falando da vida e obra de Tim Maia. O programa foi cuidadosamente elaborado e contou com depoimentos de seus irmãos, também teve  os depoimentos dos amigos Erasmo Carlos, Sandra de Sá, Nelson Motta, além de cenas de entrevistas do próprio Tim Maia. Se programas de televisão pudessem concorrer ao Oscar, o Por Toda a Minha Vida sobre o Tim Maia, exibido em 2007 teria levado a estatueta. 

Em 2012 já começava a ser noticiado que em breve nas telas de cinema, seria exibido um filme sobre o Tim Maia. Todo mundo esperou ansiosamente pelo filme, pois todo mundo pensou: Se o programa tinha sido tão bom, o livro também tinha sido sucesso absoluto... Poxa, o filme seria record de bilheteria e sucesso de público e crítica. Mas pra quem leu o livro do Nelson Motta, ouviu o aúdiobook narrado pelo Nelson Motta, assistiu o Por Toda A Minha Vida, não engoliu o filme de 2014. O filme peca pela cronologia, por explorar só o lado briguento de Tim, só focar nas desgraças e deslizes da vida do cara que tanto fez pela nossa cultura, por tantos anos. Original a ponto de trazer a soul music para o Brasil. Como alguns amigos dizem, Tim valorizou demais em termos fonográficos depois que os gringos descobriram Tim Maia. Muita gente se pergunta até hoje: Afinal qual foi a verdadeira intenção do filme? Mostrar as carinhas do casting de atores e atrizes que a gente já vê toda hora nas novelas, ou sabe-se lá o quê exatamente...
Não bastando o filme não ter sido muito lá bem recebido pelos fãs, a Globo exibiu nos dias 01 e 02 de janeiro de 2015 uma minissérie chamada “Vale O Que Vier”. Uma tentativa de recriação do filme incluindo cenas do filme, depoimentos novos, ou seja, se o filme muita gente já achou uma bagunça, a minissérie então bagunçou o coreto de vez. Tanto que em 2015 nas redes sociais se falava muito sobre a minissérie. Importante ressaltar isso, pois nas redes sociais temos o prazer de conviver com comentaristas esportivos, jornalistas, comentaristas musicais, formadores de opinião, juristas, advogados, críticos de filmes, psicólogos, a lista é longa. Se muita gente que assistiu ao filme já ficou com uma imagem totalmente errada, de quem foi o Tim Maia, quem assistiu a minissérie exibida em 2015 ficou mais confuso ainda. Sinto como se tivesse ficado uma pergunta no ar: Quem foi Tim Maia?  A única resposta que me vem à mente é: Leia o livro, do Nelson Motta. Veja os Vídeos (vários vídeos do Tim estão disponíveis no you tube, desde apresentações em programas de TV, na inauguração do Teatro Bandeirantes em 1974, onde ele canta ao final “Imunização Racional (Que Beleza)”, entrevistas onde é impossível não rir com seu bom humor, assim como o programa Ensaio da TV Cultura em 1992, entre outros tantos vídeos de Tim disponíveis pela internet. E ouça os discos. A discografia do Tim Maia desde o primeiro disco de estúdio 1970 até o “Nobody Can Live Forever: The Existential Soul of Tim Maia” (coletânea lançada em 2012 nos Estados Unidos, sim pessoal, nosso Tim é sucesso lá nos Estados Unidos) temos uma verdadeira aula do que é fazer música, do que é qualidade em gravação, do que é fazer música para dançar quando, por aqui, ninguém tinha ideia do que era isso. 
Hoje minha coleção do Tim Maia ainda é bem humilde, mas aos poucos a gente vai conseguindo um item aqui, um item ali... 
 

4 comentários:

  1. Excelente Ponto de vista/Orientação.

    Tens total razão!

    Mandou Bem!

    ResponderExcluir
  2. Valeu irmãozinho, obrigado pela visita e comentário. Abraço irmão.

    ResponderExcluir
  3. Olá Baratta!

    E o pior foi que o Tim Maia não deixou só um legado mas também um buraco impossível de ser preenchido, no por causa do tamanho físico da figura, mas pelo tamanho do talento e do espectro artístico que esse gordão maravilhoso deixou.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Serge, obrigado pela visita e comentário. Realmente, Tim deixou um espaço que jamais vai ser preenchido, sua musicalidade, irreverência, esse cara era demais.

      Excluir