NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Antonio Marcos




Das minhas descobertas mais recentes  (de uns dez anos pra cá) como andei postando aqui algumas vezes que depois de certa idade comecei a ouvir com mais atenção nomes como Johnny Mathis e Frank Sinatra, outro artista que comecei a ouvir com mais atenção foi Antonio Marcos Pensamento da Silva. Certa vez, tarde da noite, rádio em volume baixo em casa, eu na cozinha da casa da Mooca conversando com minha mãe, pela hora provavelmente em uma das minhas constantes idas à cozinha para um gole de café, ou jantando (já que meus horários são todos bagunçados) ouvi tocar no rádio a canção “Fim De Tarde” música de Mauro Motta e Robson Jorge, sucesso com Claudia Telles em 1976. Mas a que eu ouvi no rádio tinha uma voz masculina cantando, que para mim parecia muito com a voz e interpretação de Antonio Marcos. Não que eu tenha ouvido pela primeira vez a sua voz nesse dia, já conhecia “O Homem de Nazareth” que foi um dos cantos de uma missa na igreja que toco, conhecia também o arquivo em vídeo do show no bar “Inverno  Verão em 1991” show em que Jessé (outro nome de peso na nossa música) estava na plateia, além dos sucessos “Eu Nunca Mais Vou Deixar Você Tão Só”,  “Como Vai Você” de autoria sua e do seu irmão Mário Marcos, “Aventuras” de sua autoria e gravada por Roberto Carlos no disco de 1987 e “Resumo” de Eunice Barbosa, mãe de Antonio e Mário Marcos. Não me lembro com exatidão que ano foi que ouvi isso, mas foi na época dos downloads e acabei descobrindo que essa música estava em um compacto com a música “Todo Sujo de Baton” do Belchior, o compacto era de 1977 (foi difícil conseguir esse compacto). Antonio Marcos teve uma carreira brilhante de grande sucesso e muitos que o conheceram pessoalmente dizem que era um cara humilde e muito boa praça. Boa parte de sua obra está toda em vinil, nem tudo saiu em CD. Algumas coletâneas como Aplauso, Focus, Maxximum e em Foco foram lançadas, mas em 2015 o Selo Discobertas, em atenção aos 70 anos do cantor (ele nasceu em 08 de Novembro de 1945), produziu dois boxes de CDs: Antonio Marcos Vol. 1 (com os discos de 1967 até 1972) e o Antonio Marcos Vol. 2 (com os discos de 1973 até 1976). Pelo site http://edimilsonmendes.com/ososia2_JOVEM-GUARDA/JG06-AntonioMarcos_DiscosNacionais.htm#COMPACTOS a obra de Antonio Marcos é composta de 20 LPs, 07 deles coletâneas, isso fora os 05 LPs em espanhol, CDs e compactos simples e duplos. Na internet existe um blog o http://antoniomarcospensamento.blogspot.com/. O blog é muito rico em postagens que duraram de 2009 até 2015. Hoje a página https://www.facebook.com/antoniomarcosoffice/ mantém viva a memória de um dos maiores ídolos, compositores, cantores, atores de todos os tempos. Há um site sobre Eunice Barbosa, mãe de Antonio Marcos no endereço https://www.eunicebarbosacompositora.com.br/. No you tube muitos vídeos dele cantando na TV, entrevistas e discos inteiros. Antonio Marcos faleceu em 05 de Abril de 1992 e sua obra jamais poderá ser esquecida.







6 comentários:

  1. Grande postagem Junior, Parabéns!!! Antonio Marcos foi um ícone nos anos 70, tenho o disco de 1970 (Menina de Trança), e o de 1973 (Como Vai Você).

    ResponderExcluir
  2. Grande Leandro, meu amigo de fé, meu irmão camarada. Obrigado pela visita e comentário. Ainda penso em adquirir os LPs do Antonio Marcos, mas aos poucos a gente chega lá. Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  3. Show baratinha!!!
    Antônio Marcos e Guilherme Arantes são dois artistas que coloco um degrau abaixo do topo. Onde estão Gonzagão, Roberto, Tim e Raul.
    Seu amigo Betinho. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Betinho pela visita e comentário. Também gosto muito de Guilherme Arantes. Um abraço do seu amigo Baratta.

      Excluir
  4. Belissima postagem, meu amigo. Sucesso sempre pra ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Omar pela visita e comentário. Abraço pra você.

      Excluir