NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PAPEL VERSUS TECNOLOGIA


Dia desses, um amigo me falou: Papel, isso não se usa mais! Ainda corremos o risco de sermos vistos como inimigos da natureza, que não gostamos das árvores... Hoje o pessoal abaixo da assinatura nos emails já escreve: Pense antes de imprimir, (só falta completar) olha lá o meio ambiente hein? O que muita gente não sabe é que as indústrias de papéis têm sua própria reserva e derrubam suas próprias árvores.

O quadro hoje é: não se guarda mais as coisas, não se anota mais nada, é tudo anotado no celular, iphone... como você anota o telefone de um amigo? No seu celular pai de santo que só recebe ligação ou liga a cobrar? Você vai precisar ligar de um telefone fixo, mesmo que você seja patrão, ligação originada de celular, em termos de tarifa, o valor ainda é alto. Tudo bem, você que está lendo pode pensar: Baratta, seu pobre, faz um plano doido aí de uma operadora e faça ligações para onde e para quem quiser e fale pelo tempo que quiser. Mas aí eu rebato: Só para não usar papel? A ata de uma reunião, como se faz reunião sem papel? Com notebook, com tablet, computador... O ser humano precisaria ficar refém de um equipamento eletroeletrônico, pen drives, hds externos, o recado de não sei quem que ficou no email que mandou não sei quando...? Para um professor passar de mão em mão dos alunos uma revista por exemplo, ele passaria o seu notebook para voltar cheia daquelas marcas horrendas de dedos engorduradas de salgadinho ou de catota? Sei lá...

Os ebooks (livros eletrônicos), por exemplo. O livro vem como um arquivo em pdf ou Word para ler (o que não me convence, pois alguém pode ter mexido nas entrelinhas), a menos que tenha sido scaneado, mas para scanear alguém precisou comprar o livro em seu formato físico. Uma coisa que eu constatei foi que eu não tenho paciência para ler livro no computador. Notebook? Creio que o livro seja menos pesado e não precisa ligar, para abrir a tal pasta, abrir o tal arquivo... Mas concordo que existem livros que são meio desconfortáveis para levar numa bolsa, mochila e desconfortáveis demais para ler no ônibus em pé.

Os jornais então. Qual o formato que o leitor prefere? Depende. Se o leitor trabalha de segunda a sexta sentado em uma mesa de escritório com um computador a sua disposição, vez ou outra tomando aquele cafezinho esperto, isso possibilita que esse leitor veja a mesma notícia em vários portais e tire uma conclusão se baseando no que foi falado na maioria deles. Agora, quem só tem acesso ao jornal ao passar por uma banca, trabalho em pé, como o leitor que trabalha em uma loja, ele não tem um computador o dia inteiro a disposição dele o dia todo.

O áudio book vem em arquivo mp3. Nesse formato o autor ou alguém com uma boa leitura narra o livro. Ouvi o áudio book sobre o Tim Maia narrado pelo próprio autor o grande Nelson Motta. Uma característica que me chamou atenção foi às vezes em que o Nelson ao citar uma frase de Tim, falava imitando a voz de Tim. Aí vai todo um trabalho de entonação, interpretação, achei interessante por esse ponto de vista, ou melhor, de audição.

Desde pequeno meus pais me falam de uma revista do ano em que eu nasci. Poxa, a qualidade gráfica, o formato da revista, o design editorial, as propagandas, tudo era diferente em 1974. É uma revista Manchete sobre a cidade de São Paulo. Uma revista editada, impressa no ano em que eu nasci, sobre a cidade em que eu nasci... como é legal TER isso guardado. Nostalgia? Sei lá, algum pai ou mãe faria isso hoje? Ou daqui a dez, quinze anos, o pai vai falar para o filho:

Olha, esse pen drive aqui além de ser da época que você nasceu, tem links com matérias e imagens da época que você nasceu, com sorte os links não terão expirados... Indo além ainda, qual seria a vida útil de um pen drive?

O estudante hoje não vai mais a biblioteca pesquisar livros em virtude de um trabalho da escola. Em outras épocas era comum a pessoa sair de casa, ir a biblioteca, procurar um livro sobre determinado assunto, mas hoje em dia, acha se tudo na internet. Professor de faculdade, pode ser arrogante, mas tiro o chapéu para aqueles que quando pedem um trabalho, querem a bibliografia, página, autor, editora... assim o aluno pesquisa, aprende a procurar por livros em seu aspecto físico.

Em 1971 Zé Rodrix, o saudoso e talentosíssimo Zé cantava: “...onde eu possa guardar meus amigos, meus discos, meus livros e nada mais”. O nome da canção é Casa no Campo. Hoje essa geração guardaria seus livros e discos onde? No computador que pode pegar vírus, que as vezes é bom formatar, ou tragicamente pode se perder tudo em questão de segundos...

Estaríamos em uma fase de transição de aproveitar mais os espaços da casa? Antigamente era muito comum ver em lojas de móveis, as monumentais estantes. Simples, duplas, triplas, tudo com espaço suficiente para guardar os discos de vinil (lps), livros, fitas de vídeo (estas eu concordo que tomam um espaço desnecessário), local para colocar a TV, o aparelho de som, porta retratos, uma infinidade de possibilidades. As estantes foram sumindo e dando lugar aos racks. Praticamente apenas a parte debaixo da estante com um compartimento para CDs, a TV geralmente se colocava em cima e o vídeo cassete em um compartimento feito sobre medida para ele. Nos racks sempre tem uma gaveta que serve para colocar papel, pilha gasta, geralmente algo que a pessoa procura na casa toda, menos na tal gaveta. TV, a cada dia mais finas, pode ser presa na parede. É a tecnologia a serviço do ser humano, visando o conforto ou a indústria de eletroeletrônicos não pode parar de ter idéias mirabolantes pra garfar mais um do seu bolso? Você consegue acompanhar a tecnologia de hoje em dia?

5 comentários:

  1. Pois é, novos tempos, mas será que as fotos de papel, revistas, jornais, discos e todas essas coisas farão falta para quem pode vir a não conhecê-las ou usá-las? De vez em quando leio algum livro (ou parte de livro) em e-book, alguns de partituras também, já que existe e a necessidade se faz presente, fazer o que, né? Outro dia fui escrever um texto pro meu blog depois de quase um ano sem mexer nele e por falta de um pc, já que o meu estava estragado e quase não escrevi, acredite se quiser eu que nem sou tão ligado em tecnologia acabei me esquecendo que eu podia escrever o texto usando papel e caneta e digitar depois para postar.

    Em tempo: sou um colecionador dessas tralhas todas que citou (vinil, cd´s, revistas, inclusive VHS que realmente tomam um super espaço).

    ResponderExcluir
  2. VHS eu to fazendo uma limpa aqui em casa, e o pior, tenho tudo catalogado, tudo com etiqueta na capa, preciso ver o quê é o quê para ver no que vai ser descartado. Eu queria ter uma casa minha, própria e com espaço para fazer o meu recanto Baratta da cultura... e olha que tem tralha rs. Prazer em rever o meu amigo Robert aqui.

    ResponderExcluir
  3. Comecei o dia com uma ótima notícia, por e-mail um amigo perguntou se eu queria ficar com a coleção de vinis dele, até onde me lembro ele só tinha pérolas!

    ResponderExcluir
  4. se vier um que vc ja tenha, repassa hehe

    ResponderExcluir