NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

O interminável Let It Be dos Beatles



Let it Be
Gravado entre 02 de janeiro e 31 de janeiro de 1969.
                        Em Twickenham de 02 de janeiro até 15 de janeiro 1969
                         Na Apple de 22 de janeiro até 31 de janeiro de 1969
Lançamento: 08 de maio de 1970
                     

O Let it Be tinha tudo para ser uma mega projeto. Um excelente material para os fãs. A ideia inicial era filmar os Beatles compondo, ensaiando e no final tocariam em algum lugar ao vivo. De ideia inicial tinham como local o Roundhouse em Londres, até chegaram a reservar duas vezes. Ou então um Anfiteatro Romano na Tunísia onde as filmagens começariam ao entardecer com a arena vazia (praticamente a mesma ideia do Pink Floyd Live in Pompéia de 1972) mas com um diferencial: depois, pessoas de todas as raças e credos entrariam (em cena) para ver a maior banda do planeta ao vivo.
Filme
Inicialmente o projeto teria o nome de Get Back. A volta as raízes, os rocks, os primórdios. Porém o resultado final é bem diferente. O que se vê no filme, de fato é a maior banda do planeta ensaiando, combinando arranjos, porém discutindo, se desentendendo... É o mesmo que colocar uma câmera full time na residência de um casal que está prestes a se separar. A tensão é a mesma.
Alguns momentos de descontração podem ser vistos. Se vê Paul falante, animado, dando tudo de si, George Harrison executando seus solos com sua Telecaster da Fender, Ringo conduzindo as músicas, tocando piano, cantando, John Lennon em perfeita sincronia em Two of Us, I´ve Got a Felling, Dig a Pony, o assistente Mal Evans sempre de prontidão e Yoko Ono1, sempre sentada do lado de John.
As filmagens iniciaram no estúdio Twickenham. Sem cenário, apenas os ensaios e a gravação do disco seria documentado em vídeo. Filmar um making of de uma gravação é um processo delicado. Além de delicado é extremamente tenso quando o making of é de um disco de uma banda conhecida e amada no mundo todo, mas que passam por um momento de cautela administrativa. Os negócios não iam bem, tudo parece ter contribuído para deixar o clima para lá de pesado.
Como qualquer bomba prestes a explodir, o previsto aconteceu. Depois de uma discussão entre Paul e George, no dia seguinte uma discussão entre John e George, na qual John chegou a criticar o talento de George como compositor. George acaba saindo da banda. Aliás, um dia antes na discussão com Paul, George já havia sugerido a separação da banda. No documentário Living in The Material World sobre George com direção de Martin Scorcese, George diz que na noite daquele dia de sua saída do estúdio ele compôs Wah Wah. Uma reunião foi feita na casa de Ringo, onde as diferenças entre John e George ainda não se solucionariam. Mais alguns dias, duas condições para George voltar seria que não se realizasse a tal apresentação ao vivo e que mudassem de Twickenham para o suposto estúdio de 72 canais que “Magic Alex” estaria construindo na sede da Apple. O estúdio que o “Magic Alex” tinha construído era um horror. Para se ter uma ideia, todo estúdio que se preza tem a sala técnica onde são capturados os áudios de cada instrumento, microfone, tudo em uma mesa de som. Da sala técnica para o estúdio, não havia uma passagem de cabo sequer. E olha que estamos falando de 1969, muito distante da tecnologia wireless. Ou seja, foi preciso que George Martin trouxesse dois gravadores da EMI, passassem os cabos pela porta da sala técnica para que então os Beatles começassem a trabalhar novamente.
Durante as filmagens, centenas de músicas foram ensaiadas. Muitas ficaram de fora e só seriam conhecidas (pela discografia inicial) após os lançamentos do Anthology 3 e Let it Be Naked. Mas pelo mercado não oficial, os discos piratas ou bootlegs, vários CDs já traziam esse material, alguns como uma qualidade de som inferior aos oficiais, porém um presente e tanto para os fãs. Entre alguns lançamentos vale a pena destacar o Black Album (que ao contrário do que se imagina, não se trata de outtakes do White Album e sim dos outtakes do Let it Be), as coleções Get Back Journals, Rockin Movie Stars, Day by Day (que é considerada por muitos como tudo que foi gravado) e a Mega coleção do selo Purple Chick chamada A/B Road, com seus 83 cds, ou uma versão mais condensada é a coleção Thirty Days com 17 cds. Nessas coleções é possível ouvir as músicas ainda tomando forma, John e Paul pegando nota por nota no violão as harmonias vocais de Don´t Let Me Down, Two of Us, entre outras. Das canções que ficaram de fora podemos destacar Child of Nature (que ficaria conhecida dois anos mais tarde como Jealous Guy no disco Imagine de Lennon), Octopus Garden e Maxwell Silver Hammer que seriam gravadas no Abbey Road, Junk que sairia no primeiro disco solo de Paul, All Things Must Pass que faria parte do disco homônimo de George, e também Suzy Parker, The House of Rising Sun do Animals, entre outras.
Billy Preston foi convidado para tocar junto nas gravações do Let it Be. As gravações fluíram, e o tal show aconteceu no telhado da Apple. O Rooftop Concert. Quem passava por ali na hora do almoço, foi presenteado com a real última apresentação ao vivo da maior banda do planeta. A cena do corre corre, pessoas olhando para cima, garotas correndo, tiozinhos subindo no telhado dos outros prédios para ver, carros que passavam pelo local buzinando, seria ali uma volta da Beatlemania? Poxa, tinha tudo para tal. Muitos fãs de Roberto Carlos dizem que o brasileiro tocou no telhado antes dos Beatles, no filme Ritmo de Aventura, Roberto canta a canção Quando.
As opiniões se dividem. Há quem goste de disco Let it Be como ficou, afinal, é um disco dos Beatles, e afinal, em outros discos, em outras ocasiões foram usados todos os tipos de orquestrações também. Há também quem crucifique sem dó Phil Spector por ter defecado nas masters, por outro lado, há quem goste do trabalho dele...
A verdade é que Spector pegou as fitas masters e trabalhou ao seu jeito. O homem “The Wall”, a parede sonora.  Logicamente quando se está acostumado com o trabalho de George Martin se estranha totalmente a conduta de outro produtor. Ainda mais Spector que figura na lista dos músicos e produtores problema da história do rock n roll. Spector certa vez produzindo o End of Century em 1980, álbum dos Ramones, por algum motivo, Dee Dee Ramone não queria gravar determinada parte de uma música. Spector com toda a sua doçura e bom mocismo sacou um revólver que carregava consigo e encostou no peito do baixista obrigando o a ficar e tocar exaustivamente até atingir a perfeição.
Depois do Let it Be Spector ainda trabalhou com George Harrison, John Lennon... No documentário de Martin Scorcese sobre George “Living in Material World”, Spector diz que George não era perfeccnionista, ele ia além disso.
A primeira mixagem teria ficado por conta de Glyn Johns, até aí o projeto chamaria Get Back. Uma das coisas que aconteceram foi que o disco “vazou” sem mais nem menos. Nos dias de hoje, antes do lançamento estaria na internet para todo mundo baixar, assim todo mundo teria quase que em tempo real. Mas em 1969 ainda era possível dar um jeito. No final das contas, o disco só foi lançado em 08 de maio de 1970 em uma edição luxuosa, que vinha em uma caixa de papelão que trazia a capa do disco, o disco e um livro de foto das sessões de gravação.
Bom, vamos ao Let it Be (o disco)
Lado A
1.    Two of Us (Lennon / McCartney)
2.     Dig a Pony (Lennon / McCartney)
3.    Across The Universe (Lennon / McCartney)
4.    I Me Mine (George Harrison)
5.    Dig It (Lennon / McCartney / Harrison / Starkey)
6.    Let it Be (Lennon / McCartney)
7.    Maggie Mae (trad. Arr. Lennon / McCartney / Harrison / Starkey)
Lado B
1.    I´ve Got a Feeling (Lennon / McCartney)
2.    One After 909 (Lennon / McCartney)
3.    The Long and Wind Road (Lennon / McCartney)
4.    For You Blue (George Harrison)
5.    Get Back (Lennon / McCartney)

Lado A
1.    Two of Us (Lennon / McCartney)
Uma balada com a banda inteira, com violões perfeita harmonia entre Paul e John. Paul a escreveu para sua esposa Linda Eastman. A letra fala exatamente o que sugere o título “Nós Dois”. Fazendo tudo a dois, escrevendo cartas, cartões postais, dirigindo sem destino... No filme ela tem um arranjo mais rock, aliás, um dos poucos momentos de descontração entre John e Paul. Paul quando canta “... You and I have memories...” canta imitando Elvis Presley e John Lennon se abaixa tocando guitarra acima do normal como se estivesse reverenciando Presley.
2.    Dig a Pony (Lennon / McCartney)
Canção com um ótimo andamento, harmonia entre John e Paul, o solo de George está impecável. Canção gravada no telhado da Apple.
3.    Across The Universe (Lennon / McCartney)
A primeira versão porém é de 1968, gravação inclusive da qual participaram a amiga brasileira Lizzie Bravo e Gayleen Pease. A versão aqui do Let it Be é mixada. A música foi composta na época em que os Beatles estavam na Índia. O próprio refrão já é um mantra.
4.    I Me Mine (George Harrison)
George em sua música com harmonia junto com Paul. No filme enquanto George, Paul e Ringo tocam, John dança com Yoko. A versão do disco é diferente da versão do filme.

5.    Dig It (Lennon / McCartney / Harrison / Starkey)
Canção tocada com todo mundo junto, é de uma das sessões da Apple. No disco apenas uma parte foi lançada. George Martin aparece tocando uma espécie de chocalho.

6.    Let it Be (Lennon / McCartney)
Muitos fãs já pensaram que essa canção tem uma conotação religiosa em virtude das palavras Mother Mary, mas na realidade tem a ver com a mãe de Paul falecida quando ele ainda era pequeno.
O solo do disco é diferente do solo do single.


7.    Maggie Mae (trad. Arr. Lennon / McCartney / Harrison / Starkey)
Música tradicional folk da cidade de Liverpool que conta de uma prostituta que roubava lojas.



Lado B
1.    I´ve Got a Feeling (Lennon / McCartney)
O riff da guitarra abre o lado B do disco. Esta é uma das canções do famoso Rooftop Concert, os Beatles tocando no telhado da Apple. As imagens se alternam entre telhado e alvoroço causado na rua. Corre corre, gente por todos os lados, muitas dessas pessoas sem imaginar que aquele era o último grande concerto da super banda.

2.    One After 909 (Lennon / McCartney)
Trata-se de uma das primeiras músicas da dupla Lennon e McCartney. Música que ficou conhecida (oficialmente) no Anthology. Aqui ela está com um novo arranjo. E George esmerilhando em sua Telecaster. A magia entre John e Paul, por mais que estivesse em atritos, funcionava.


3.    The Long and Wind Road (Lennon / McCartney)
A música mais mexida por Phil Spector. Colocou cordas onde não tinha, um coralzão de fundo, praticamente anulou os instrumentos tocados pelos Beatles. No filme se vê apenas os 4 Beatles e Billy Preston.

4.    For You Blue (George Harrison)
Canção de George gravada das sessões da Apple. No filme é a cena em que todos os Beatles chegam ao estúdio da Apple. As falas no meio da música dão a impressão de que se trata realmente de um ensaio bem informal. Poxa, quem não gostaria de passar um dia dentro do estúdio vendo os Beatles ensaiando, gravando? John Lennon ataca com a slide guitar que mais tarde se tornaria uma das marcas registradas de Harrison.

5.    Get Back (Lennon / McCartney)
Outra música que tem uma atmosfera muito legal de ensaio. Geralmente quando ouvimos um disco, ele foi editado, masterizado, ou remasterizado, etc. Get Back nos leva para dentro do estúdio com os Beatles.


Considerações Finais

O Let it Be é o ultimo lançamento, foi gravado antes do Abbey Road. Ficou praticamente engavetado por um ano, portanto é o último lançamento da discografia oficial dos Beatles. O que foi lançado depois do Let it Be é compilação das gravações existentes e material inédito também, como no Anthology, Live at BBC, até o Let it Be Naked. Phil Spector? Existe quem odeie o resultado final, tem gente que gosta e tem aqueles fãs que reagem com o comentário: Mas é um trabalho dos Beatles! O disco soa realmente como um ensaio, um pouco de falatório no meio das músicas. É passada a impressão de passar um dia com os Beatles num estúdio. Qual fã não gostaria de passar algumas horas com os Beatles vendo os ensaiar, gravar, conversar... Disco obrigatório para todo fã.

Esse texto já estava pronto desde 2014, quando existia um projeto de um blog só sobre Beatles em parceria com os amigos Robert Moura e Daniel Moreira, mas no fim das contas o blog não saiu. Ainda falando sobre o Let It Be, eu mesmo demorei um pouco a compreender um pouco o disco. Falando da capa, a capa que todo mundo conheceu foi a com moldura preta com quatro fotos uma de cada Beatle. Aqui no Brasil saiu aquela capa toda protegida por plástico (capa conhecida como capa sanduíche) e alguns anos mais tarde capa simples normal. Na inglaterra e alguns países saiu capa dupla .Eu particularmente ainda prefiro a capa que saiu com a mixagem do Glyn Johns, na sacada do prédio da EMI como a foto do Please Please Me de 1963. 

O filme não foi remasterizado até hoje, é conhecida do grande público apenas a versão oficial do filme lançado em 1970. Mas também existem os outtakes desse filme num dvd triplo chamado The Beatles - The Get Back Chronicles 1969; 












 Em compacto saiu também e é geralmente difícil achar. 



Um comentário: