NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Ouvir Sinatra é obrigatório...










O primeiro contato que tive com o som do Sinatra foi o disco que tinha em casa o Retrato de Sinatra / Sinatra no Brasil, embora o disco não traga a gravação do show no Brasil, é uma coletânea brasileira. Existe uma coletânea chamada Portrait que tem a mesma capa. Bom, papai tinha esse disco e lembro-me quando pequeno, procurei música a música pela New York, New York, mas não tinha. Depois que meu pai faleceu, ouvi esse disco mas, não estava preparado para ouvir Sinatra. O que me chamou atenção nesse LP duplo, foi a parte interna com um desenho que representava o show de Sinatra com tudo quando era personalidade da época representada em desenho. Esse disco apareceu pra mim novamente há alguns anos atrás em um sebo e não pensei duas vezes em comprá-lo. Desse disco eu destaco a "Days Os Wine Roses" canção que eu tive praticamente um amor à primeira escutada, "Fly Me To The Moon" pela atmosfera que ela cria, "You Make Me Feel So Young" extraída do disco Sinatra At Sands, só existe importado!! "The Lady Is A Tramp" , "I´ve Got You (Under My Skin)" e "My Way" extraídas do magnífico show no Madison Square Garden em 1974 (disco que eu falarei em mais algumas linhas).








Mas a coletânea responsável por eu começar de fato a ouvir Sinatra com mais atenção foi a "New York, New York", disco que peguei emprestado de um amigo e nunca devolvi. O sentimento de culpa nem bate tão forte, pois ele nem tem mais toca disco e também nunca pediu de volta... então o disco foi ficando, ficando... (que feio, Baratta ¬¬ ) ah, quem nunca? Acontece. Bom, nesse disco vinha sim a "New York, New York" e muito outros sucessos como "Strangers In The Night", "What Now My Love" que eu já conhecia por causa do Elvis entre outras.


Francis Albert Sinatra é um artista que quanto mais você escuta, mais quer escutar e conhecer sua obra. Até que um dia o amigo Thiago Gonzalez falou pra mim sobre o show do Madison (show que tive a sorte de baixar completo do you tube, esqueça, hoje não tem mais o show completo, hoje só no Dailymotion). E fica a conexão do Madison ser talvez o mais conhecido espaço de shows onde eu já tinha ouvido em disco Elvis, Led Zeppelin. O show é triunfante desde a caminhada de Frank até o palco que foi montado como uma arena de luta, onde de qualquer lugar do Madison teria uma visão previlegiada. O show foi em 13 de outubro de 1974, 12 dias antes do nascimento desse humilde blogueiro que vos escreve. Através do amigo Léo Bertaia fiquei sabendo que tinha esse show em disco. Dias depois do conhecimento da existência desse disco achei em um sebo, com mais alguns do Sinatra.


O livro surgiu de uma feira de livro que teve no serviço da namorada e ela me falou sobre um livro sobre o Sinatra. Porém o livro veio com algumas páginas em branco... e não tinha oportunidade de troca... consegui o livro em PDF e pegar as páginas que faltavam... Mas ainda consigo esse livro de novo.


Também com a namorada, passeando pela avenida Paulista, decorada para o Natal, o som das caixas de som, a Jingle Bells era uma voz familiar... pois é, a Jingle Bells que vinha das caixas era na voz do Frank, alguns anos depois consegui o disco de natal original em um sebo. Sinatra é algo mágico, pelo menos pra mim, por mais que você tente fugir um dia ele fala: Agora pare tudo que está fazendo e me escuta!!!












2 comentários:

  1. Garoto Baratta, agradeço a lembrança, ainda mais por um show tão bacana. Meu primeiro disco do Frank Sinatra também foi esse "New York, New York", era um dos únicos que se encontrava com facilidade aqui em terras brasileiras nos idos dos anos 1990. Quanto ao livro, você pode encontrar no site da Amazon, ainda está disponível. Um grande abraço pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é garoto Thiago, esse livro eu vi em um bazar de igreja por aqui, mas nem vi o preço. Foda que perdi o hábito da leitura ultimamente. Um grande abraço pra tu tbm irmão.

      Excluir