NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Arte de Hoje com enfoque no ontem!

Quando a gente pensa que tudo está perdido em termos de cultura, sempre aparece algo que nos surpreende pela sua originalidade. Confesso que pintura nunca foi o meu forte, até um dia eu visitar o MASP, Museu de Arte de São Paulo. Tal era o meu desinteresse que mesmo eu trabalhando lá perto quando eu estava na casa dos 20, bons tempos, passava lá em frente todos os dias, mas nunca tive o interesse de conhecer. Bom, um dia eu entrei e conheci. E comecei a prestar atenção nos quadros, nos traços, desperta a minha curiosidade em saber qual técnica foi usada e resumindo: acho fantástico o que um artista plástico pode fazer no melhor estilo um pincel na mão e uma idéia na cabeça. E a arte se manifesta de várias formas, seja em uma tela em branco, grafite (já vi vários com a imagem da Amy Winehouse por aí), agora, no carro empoeirado e a técnica pintar aos beijos foi a primeira vez que eu vi.
Sobre a pintura no carro, a artista é uma chinesa que é professora de uma faculdade de arte na China. Com um pedaço de papel molhado, ela pinta na parte de trás do Golf empoeirado o rosto do maior ícone feminino do cinema mundial, Marilyn Monroe.




Agora, de cair o queixo, aliás, o beiço e a mandíbula toda, foi ver do que a artista Natalie Irish, americana que vive no Texas. A perfeição dos traços, sombras e cílios é assustadora. Natalie usa a técnica do beijo. Ela passa o batom e aos poucos vai surgindo a imagem de Marilyn como pode ser visto no vídeo e nas fotos. Com a mesma técnica a artista já pintou Jimi Hendrix entre outros. Além de tudo isso, os seus vídeos sempre tem um tema, como o da Marilyn por exemplo, ela fez como se estivesse acordando, indo a frente do espelho e olhando para a tela pensativa, fumando um cigarro ela começa o seu trabalho aos beijos e língua. Fantástico.









4 comentários:

  1. Curto desenhar (embora tenha ficado anos sem fazer isso) e pretendo estudar pintura futuramente. Bacanas essas técnicas alternativas, vendo a menina que pinta aos beijos lembrei de uma louca que vi uma vez numa revista que pintava com uma parte bem mais incomum do corpo se é que me entende, mas o resultado não era lá tão artístico.

    P.S.:bonitinha a chinesinha.

    ResponderExcluir
  2. Faço uma idéia. Não sabia que curtia uma oriental. Toda manifestação de arte é uma coisa linda realmente. Os talentos que eu falei na outra postagem. O bom e velho Macca também atacou em telas, poemas, trilha sonora... aliás, tem alguma coisa que aquele cara não fez?

    ResponderExcluir
  3. Curto sim, apesar da Yoko, né, hahauhauha...enfim, como diria um amigo meu ao ver passar uma mulher na rua: "aquela ali faz meu tipo: mulher!" hauhauha...mas no fundo eu nem sou assim.

    Falando no Macca, aquele livro de pinturas dele está na minha lista faz tempo...

    ResponderExcluir
  4. Sabia mano haha, falando de arte e do oriente, a gente ia cair na Yoko... Olha, a Marilyn é uma excessão, amo essa mulher. Mas é como diz o Benito que eu já estou devendo um post aqui: Agora chegou a vez vou cantar, mulher brasileira em primeiro lugar.

    ResponderExcluir