NO DISC, NO FILMS

O segmento deste blog não é discos e filmes para baixar, embora eu farei comentários sobre discos e filmes que eu gosto e outros que eu não gosto mas acabei assistindo e extraindo algo de legal. Minha opinião pode não interessar para ninguém, mas... pensando bem, tem tanta gente por aí opina e escreve... sou apenas mais um. Apenas um aviso, meus comentários as vezes são corrosivos. Dizem na minha família que eu já nasci rabugento.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Álbum Azul





Foi com esse disco que conheci o quarteto de Liverpool. Não sei como esse disco veio parar em casa. Provavelmente meu pai comprou, mas estranho, pois na minha família não tem beatlemaníaco, ou Robertista ou Presleyterianos... Mas esse disco estava lá, junto com outros do Roberto e do Elvis que virei aqui comentar no blog, os discos que me formaram musicalmente.
Comecemos por esta coletânea na realidade composta por dois álbuns duplos. O primeiro é o da capa vermelha, que compreende a primeira fase do grupo de 1962/1966 o segundo é o da capa azul da fase Sgt. Pepper´s pra frente.
Lado 1
1.    "Strawberry Fields Forever" – 4:10
2.    "Penny Lane" – 3:03
3.    "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" – 2:02
4.    "With a Little Help from My Friends" – 2:44
5.    "Lucy in the Sky with Diamonds" – 3:28
6.    "A Day in the Life" – 5:06
7.    "All You Need Is Love" – 3:48
Lado 2
8.    "I Am the Walrus" – 4:37
9.    "Hello, Goodbye" – 3:31
10.    "The Fool on the Hill" – 3:00
11.    "Magical Mystery Tour" – 2:51
12.    "Lady Madonna" – 2:17
13.    "Hey Jude" – 7:08
14.    "Revolution" – 3:21
 Lado 3
15.    "Back in the U.S.S.R." – 2:45
16.    "While My Guitar Gently Weeps" (Harrison) – 4:45
17.    "Ob-La-Di, Ob-La-Da" – 3:05
18.    "Get Back" – 3:14
19.    "Don't Let Me Down" – 3:33
20.    "The Ballad of John and Yoko" – 2:59
21.    "Old Brown Shoe" (Harrison) – 3:18
Lado 4
22.    "Here Comes the Sun" (Harrison) – 3:05
23.    "Come Together" – 4:20
24.    "Something" (Harrison) – 3:03
25.    "Octopus's Garden" (Starkey) – 2:51
26.    "Let It Be" – 3:52
27.    "Across the Universe" – 3:48
28.    "The Long and Winding Road" – 3:38
Passei minha infância ouvindo esse disco. Essas foram as músicas dos Beatles que eu conheci por muito tempo, muito antes de saber que tinha toda uma discografia, os álbuns oficiais. Lembro que She Loves You eu conhecia só por causa da parte cantada por Paul no final de All You Need Is Love. Strawberry Fields eu gostava das viradas do Ringo na bateria. Passei horas e horas da minha infância olhando a capa, contra capa, a foto do meio me perguntando: Quem era aquele garoto na frente da grade? Porque na foto da frente eles estavam com barba e na contra capa não? O porque de uma maçã no selo do disco? Hey Jude fazia lembrar da tia da perua (não era van nos anos 70) da escola. Come Together, poxa, a primeira vez que ouvi as guitarras distorcidas, assim como em Sgt. Pepper´s. Back in URSS, o côro estilo da primeira fase da banda.
Eu nem sonhava que aquela foto do meio do álbum era da sessão de fotos preferida por mim o famoso Mad Day Out. A sacada tipo prédio era no prédio da gravadora dos Beatles, a EMI, e aquela foto era do primeiro LP dos Beatles, porém com eles em 1969. Um dia meu pai trouxe uma fita, das primeiras piratas que apareceram e eu ouvi como se fosse um ensaio antes de Get Back, o solo diferente em Let it Be, opa, isso eu não conhecia, o que era aquilo? Na mesma época lembro até hoje passando de bicicleta ouvi Ticket To Ride em algum lugar que estava com o som alto. Enfim, dois amigos me mostraram os discos oficiais, aí fiquei conhecendo um pouco mais. Quando comecei a trabalhar meu primeiro salário voltou em discos para casa. Meu pai me levou em uma loja da qual até moro perto hoje... E foi lá que eu voltei com o Please Please Me, With The Beatles, A Hard Day´s Night, Help...
Nesses anos todos percebo que a Beatlemania é uma coisa que ultrapassa o tempo. Muitas crianças ficam conhecendo os Beatles ou pelo pai, irmão, a mãe, amigos... Tenho muito para falar de Beatles aqui, mas preferi começar falando como os conheci.

4 comentários:

  1. Esse foi um dos últimos que vim a ter, presente de um amigo junto com o álbum vermelho, meu primeiro "material" dos Beatles foi mesmo uma fita k7 com um programa especial que eu gravei do rádio que por acaso(ou obviamente) tinha quase as mesmas músicas dos álbuns vermelho e azul por serem os maiores hits.

    ResponderExcluir
  2. Eu vim a conhecer o vermelho depois, tão depois que deu pra (decorar) o azul.

    ResponderExcluir
  3. Lembro que meu pai tinha esse álbum, mas só conheci os Beatles, verdadeiramente, anos mais tarde com meu tio. Gosto bastante deles mas, pra mim, ninguém bate o Elvis!

    ResponderExcluir
  4. Pra mim ninguém bate Elvis, Beatles e Roberto. Valeu pelo comentário Patricia.

    ResponderExcluir